Também chamados de imóveis de temporada, ou seja, imóveis locados por períodos curtos. Costumo dizer que quando você possui um imóvel com essas características e faz a locação com frequência, você é praticamente dono de um mini hotel. E, para se ter um bom resultado de um negócio hoteleiro, é preciso:
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- Boa localização. Se puder escolher onde comprar, prefira perto da praia ou próximo a uma área comercial, enfim, conforme as características geográficas: montanhas, praias etc.
- Tamanho do imóvel. Quanto maior, melhor, pois hoje em dia núcleos familiares costumam compartilhar do mesmo espaço e despesas, assim se torna mais viável e divertido.
- Decoração. Capriche na decoração, faça ambientes temáticos, afinal a permanência no imóvel faz parte da experiência dos hóspedes.
- Utilização. Programe a sua estadia, afinal se você utilizar no período de férias e feriados prolongados, deixará de alugar e prejudicará o seu negócio.
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- Manutenção. Faça vistorias constantes e mantenha tudo em ordem, afinal você também será avaliado e esse resultado afetará o seu negócio no futuro.
- Divulgação. Boas fotos são o terno e gravata do seu imóvel, então capriche! Tente ao máximo reproduzir exatamente o que os seus hóspedes encontrarão.
- Promoção. Divulgue nos canais mais adequados e regionais onde os interessados poderão procurar pelo seu imóvel. Coloque-se no lugar deles e descreva tudo com o maior número de detalhes e esclarecimentos.
- Comunicação. Mantenha um canal de comunicação permanente com o seu cliente. Pergunte sempre se há dúvidas e logo após o checkout pergunte como foi. Aceite as críticas e tente avaliar e melhorar aquilo que incomodou o seu hóspede.
- Extras. Ofereça sempre mais do que o seu hóspede espera, surpreenda-os. Você pode elaborar um manual da propriedade com dicas sobre passeios e um pouco da história da região. Também poderá oferecer jogos, livros e entretenimento.
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Essas são algumas dicas para que o proprietário, definido como anfitrião ou o co-anfitrião responsável, designado pelo anfitrião para gerir a propriedade recebendo uma comissão por este trabalho, devem se atentar nas locações de curta temporada.
Antigamente o risco era muito maior, por falta de informações e surpresas, porém hoje as plataformas como booking, airbnb, homestay, etc, solicitam tantas informações e organizam de tal forma que as surpresas são muito poucas, principalmente, por que tanto os anfitriões, como hóspedes, são avaliados imparcialmente após a hospedagem, pois as avaliações são feitas independentes, ou seja, você faz antes de saber como foi avaliado, assim terá a facilidade de selecionar previamente o imóvel e/ou o hóspede desejado.
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Aos corretores de imóveis fica a oportunidade de se tornarem co-anfitriões, gerindo imóveis dos seus clientes e recebendo reservas muitas vezes, com pouco esforço, dando adeus aos formatos antigos de contratos tradicionais, idoneidade dos hóspedes, inúmeras surpresas e muitas vezes prejuízos por falta de pagamento ou danos aos imóveis.
Daniel Rosenthal, é corretor de imóveis, empreendedor global, idealizador da plataforma Corretor Global, palestrante, mentor de empresários e Super Host na plataforma Airbnb.