Qual nicho abraçar no Mercado Imobiliário?

Qual nicho abraçar no Mercado Imobiliário?

Nós, corretores de imóveis, vemos no cotidiano de nosso trabalho uma série de possibilidades de fazer negócios dentro do mercado imobiliário. São tantas as oportunidades que se cria um paradoxo: ao mesmo tempo que temos vários negócios acontecendo, nos vemos perdidos e por vezes não conseguimos fechar negócio nenhum, ou abaixo do que queremos. Não é louco isso? Como se resolve essa questão?

Resolvemos isso quando abraçamos um nicho específico dentro do mercado imobiliário. Mas afinal, o que é um nicho? Nicho, de acordo com profissionais de marketing, significa a porção específica de um mercado em que se geram novas possibilidades. Ou seja, quando o corretor de imóveis, dentro desse imenso mercado imobiliário, escolhe uma porção específica e se especializa nela, gera mais resultados.

Veja também: Como conquistar presença digital

Entendido o conceito de nicho, isso nos leva a uma outra reflexão: Qual nicho devo “abraçar”, ou seja, me especializar dentro desse mercado imobiliário? A resposta a essa pergunta é muito pessoal de cada um, mas o primeiro passo para se responder essa pergunta é se conhecer melhor. Quais são suas aptidões? Você é uma pessoa que se adapta a ambientes mais organizados, ou prefere uma rotina mais imprevisível? Gosta de trabalhar com volume de negócios ou com poucos negócios e de mais rentabilidade?

E-book gratuito: O que os melhores corretores têm em comum?

Veja bem, seja qual for o nicho dentro do mercado imobiliário que você escolher, o resultado financeiro pode ser altíssimo. Seja trabalhando com negócios que rendem pouco até negócios que rendem altas comissões. Para fins de exemplo e para inspirá-lo a pensar no assunto, seguem alguns nichos dentro do mercado e o perfil que você deve ter para atuar neles:

1 – Compra e venda de imóveis usados (ou avulso): Esse nicho é o mais explorado pelos corretores e imobiliárias pelo Brasil. Isso se deve ao fato de que essa é a maior fatia do mercado imobiliário, onde ocorrem cerca de 70% dos negócios imobiliários. Trata-se da compra e venda de imóveis já prontos, que estão sendo vendidos por proprietários e não incorporadoras de lançamentos. Nesta fatia do mercado, você corretor pode ser especialista em vários nichos, que podem lhe render alta lucratividade. Você pode se dedicar somente à venda de imóveis residenciais, somente a imóveis comerciais. Pode se dedicar a explorar uma área específica da cidade, ou até mesmo um tipo específico de imóvel num bairro exclusivo (se você mora numa grande cidade é o ideal).

2 – Locação e administração de imóveis ou condomínios: Esse nicho lhe proporciona um trabalho mais gerencial, em que as rotinas são mais bem definidas e constantes. Permite ao corretor uma frequência mais certa de retorno financeiro, visto que, diferente da compra e venda na qual a renda do corretor vem através de comissão somente quando vende, na administração o corretor recebe mensalmente um percentual do aluguel. Gerando um alto volume, pode-se praticamente obter o equivalente a uma comissão de venda mensalmente! Este nicho é mais recomendado para corretores que tenham um alto grau de organização e gostem do trabalho gerencial.

3 – Avaliação de imóveis: Esse nicho está cada vez mais em expansão, visto que diversas são as demandas, seja num contexto comercial e pessoal, seja num contexto contencioso e jurídico da vida das pessoas, em que se necessita saber o valor dos imóveis, para que as pessoas resolvam suas questões. No decorrer das últimas décadas, muitas disputas judiciais entre engenheiros e corretores de imóveis dividiam o entendimento de quem poderia trabalhar com avaliação, porém, nos dias atuais, já está consolidada na jurisprudência nacional a total liberdade de o corretor de imóveis atuar em avaliação, o que abriu um novo mercado aos profissionais, que podem ganhar muito dinheiro nesse nicho.

4 – Venda de terrenos para incorporações imobiliárias: Um nicho que se criou de maneira consistente, na última década especialmente, foi o de o corretor se especializar na venda de glebas e grandes áreas de terreno para a criação de incorporações imobiliárias. Com o constante crescimento do mercado imobiliário, há demanda de construtoras pela aquisição de áreas como essa e poucos são os corretores de imóveis que sabem o caminho das pedras para apresentar imóveis a essas empresas.

Esses foram apenas quatro opções para ajudar você a refletir. Portanto, corretor, cabe a você, agora, escolher o nicho de mercado que melhor se adapta a você, de acordo com suas crenças e gostos, e prosperar muito nesse mercado de tanta importância na economia nacional.   


Fabrício é nosso colunista convidado no Blog Homer. Além disso, é corretor de imóveis há 9 anos, atuando no segmento de compra e venda de imóveis usados. É Delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro, em Itaipava e colunista da tradicional coluna “Cantinho do Corretor”, do Jornal Tribuna de Petrópolis. 

Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Fabrício Junqueira

2 comentários sobre “Qual nicho abraçar no Mercado Imobiliário?

    1. Oi, Elcy, tudo bem? Quem bom que ajudamos você! Conte com toda nossa equipe pra trilhar o caminho do sucesso <3

Comentários estão encerrado.