Mundo vuca e mundo bani, por João Teodoro

Mundo vuca e mundo bani, por João Teodoro

A quem os desconhece, os conceitos do mundo VUCA e mundo BANI, expressados no título deste artigo, podem soar  como loucura, porém as palavras vuca e bani representam conjuntos de palavras, em inglês. Podem ser sigla ou acrônimo, conceitos que frequentemente se confundem. Sigla é um conjunto formado  pelas primeiras letras de um grupo de palavras que designam alguma coisa. Ex.: INSS Instituto  Nacional de Seguridade Social; PSD Partido Social Democrata. Cada letra é pronunciada de acordo  com sua designação, não como uma palavra: I, ene, esse, esse; Pê, esse, dê. 

Uma sigla pode ser um acrônimo. Ex.: INCRA Instituto Nacional de Colonização e  Reforma Agrária. É sigla, porque composta pela primeira letra de cada palavra do que sintetiza. É  também acrônimo, porque pode ser lida como se fosse uma palavra: Incra. Acrônimo, entretanto,  nem sempre é uma sigla. Acrônimo é um conjunto formado pela primeira ou primeiras letras de um  grupo de palavras que designam alguma coisa, e que pode ser lida como se fosse uma palavra. Ex.:  CoFeCI Conselho Federal de Corretores de Imóveis. 

Leia também: Metaverso e o Mercado Imobiliário: o que você precisa saber agora!

Da mesma forma, CRECI Conselho Regional de Corretores de Imóveis não é sigla,  mas acrônimo. Observe-se que, em ambos os casos, a segunda palavra (Federal e Regional) está  representada pelas duas primeiras e não apenas pela primeira letra (Fe e Re).

Ok, mas e daí? O que  isso tem a ver com VUCA e BANI? Vamos lá! VUCA é sigla/acrônimo de Volitility, UncertaintyComplexity e Ambiguity (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade), e BANI, de BrittleAnxious, Nonlinear e Incomprehensible (fragilidade, ansiedade, não linear e incompreensível). 

Fonte: Portal COFECI

Vuca representa o período pós-guerra fria, até antes da pandemia. Tentava explicar o  que acontecia no mundo e seus impactos na vida das pessoas. Volatilidade quer dizer mudanças  constantes, novas tecnologias a cada instante, excesso de informações; incerteza é a dificuldade de  prever ou antecipar o futuro; complexidade é a logística ou trâmite por trás de qualquer processo;  ambiguidade é a incerteza na tomada de decisões, não saber o que é certo e o que é errado. Isso é o  tal mundo vuca que, por força da pandemia, acabou substituído pelo mundo bani

Bani é a explicação para o mundo atual, pós-pandemia. Fragilidade é o que vivemos,  propensos a incidentes, acidentes, desastres, novos vírus; ansiedade é gerada pela fragilidade e pela  incerteza do amanhã; não-linearidade é a ocorrência de muitas coisas ao mesmo tempo, o que  dificulta o planejamento de longo prazo; incompreensibilidade é a consequência da sobrecarga de  informações e o rápido e imparável avanço tecnológico. No mundo empresarial, o vuca e o bani trouxeram consequências danosas e de difícil convivência.  

Aprenda mais com o Homer Educa: o portal de capacitação gratuito feito para o corretor de imóveis.

O conceito vuca foi criado pelos militares para explicar as dificuldades enfrentadas no  mundo pós-guerra fria. O bani foi cunhado pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio após  sua conscientização de que o vuca já não explicava o mundo depois da pandemia. Cultura inútil? Nem  tanto! Entender sobre os dois conceitos ajuda a discernir bem na hora da tomada de decisões. As  mudanças decorrentes do avanço tecnológico, aliadas a loucuras humanas, como a guerra entre  Rússia e Ucrânia, dão bem a dimensão das nossas dificuldades. 

João Teodoro da Silva 
Presidente – Sistema Cofeci-Creci

João Teodoro