IVAR – Saiba mais sobre a novidade

IVAR – Saiba mais sobre a novidade

O Homer investe em conteúdos de capacitação para que você se mantenha atualizado com as últimas novidades do mercado. Neste texto, entenda melhor sobre o IVAR – o novo índice anunciado pelo FGV para o mercado de aluguéis residenciais. Boa leitura. 

IVAR – O que é?

IVAR é o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais e, no último dia 11 de janeiro, o FGV – Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, o anunciou como novo indicador. Criado com foco no mercado imobiliário, com atualizações mensais, o IVAR fará parte do calendário fixo de divulgação, indicações e sondagens do FGV IBRE. 

De acordo com Paulo Picchetti, coordenador do IPC Brasil do FGV, o IVAR vai preencher um espaço importante do mercado. “O IGP-M acabou sendo um índice adotado na maioria dos contratos de reajuste de aluguel residencial, mas ele não foi criado para isso. Nos últimos dois anos, ele teve um comportamento diferente do mercado imobiliário, registrando uma grande alta. Decidimos criar um índice que refletisse diretamente o que acontece nesse mercado” disse ele. 

O principal objetivo é ter as métricas sobre a evolução dos preços dos aluguéis. Para isso, serão analisados os dados como valores dos contratos novos, reajustes de contratos existentes, além das características de cada imóvel. 

Entenda os detalhes

  • IVAR é o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais
  • O cálculo é feito com base em dados coletados em diferentes regiões do país, como: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte
  • Não é obrigatório. Fica a critério dos proprietários e imobiliárias segui-lo ou não

Ainda sobre o cálculo, muitos fatores são levados em conta, como: renovações de contrato, mudanças inesperadas e outros. A metodologia estatística aplicada avalia a variação média dos aluguéis ao longo do tempo e retrata com mais fidelidade o mercado de locações de imóveis residenciais. 

| Leia também: IVAR e Outros Indexadores, por João Teodoro, Presidente do Sistema COFECI-CRECI.

Se você é corretor de imóveis e trabalha também com imóveis para locaçaõ, essa informação pode ser útil para melhor orientaçaõ do seu cliente.

Oferecer conteúdos de capacitação é um dos pilares do Homer. Se você quer acessar materiais valiosos que vão contribuir com o seu constante desenvolvimento profissional, clique aqui e cadastre-se gratuitamente. 

Laiane Dantas

Produtora de Conteúdo do Homer

Um comentário em “IVAR – Saiba mais sobre a novidade

Comentários estão encerrado.