Comprar imóveis para alugar ainda vale a pena?

A compra de imóveis para alugar é uma das formas de investimento consideradas mais seguras pelos investidores tradicionais. Muitos brasileiros acreditam que esse seja um dos melhores caminhos para garantir uma renda fixa e até sonham em viver apenas com esse tipo de rendimento. Mas essa modalidade ainda vale a pena? A resposta vai depender de muitas variáveis como localização, tamanho do imóvel, valor de compra e de aluguel, movimentos do mercado, e muito mais.

Um dos erros mais comuns entre pessoas que compram imóveis para investimento é escolher propriedades difíceis de alugar. Possuir um apartamento de altíssimo padrão que não consegue ser alugado, ou uma casa de praia luxuosa que só será ocupada em alta temporada, pode ser um grande obstáculo e gerar um prejuízo significativo para o investidor.

Vamos observar nesse texto alguns pontos de atenção e fatores a serem observados para orientar uma boa decisão na hora desse investimento.

Escolha um local com alto potencial de aluguel

É recomendado investir em apartamentos em zonas urbanas de alta procura. Dessa forma, suas chances de manter o imóvel alugado e não perder muito tempo e dinheiro com ele desocupado são maiores. 

Esse tipo de localização geralmente oferece imóveis menores, com média de 60 metros quadrados. Eles podem ser interessantes por exigirem um investimento menor, atenderem a diferentes públicos, gerarem despesas menores e serem mais fáceis de revender.

Avalie a lucratividade

Para isso, é importante colocar na ponta do lápis todos os custos que você terá com o imóvel, desde o momento da compra, passando pelos momentos que estará vazio e durante os períodos alugados. Depois, compare com os lucros que ele pode gerar, considerando o valor do aluguel e os descontos e taxas.

Muito cuidado com a ideia de comprar um apartamento na planta na esperança de que ele vai valorizar durante um certo período de tempo para gerar lucro de venda no futuro. Isso nem sempre acontece, então avalie com cuidado e conte com o suporte de um corretor imobiliário, profissional especializado que pode te ajudar nesse processo.

Busque imóveis com documentação regularizada

Esse fator é fundamental para ter um processo de compra rápido, seguro e tranquilo. Além disso, é indispensável para conseguir alugar o imóvel formalmente e com toda segurança jurídica que você e seu locatário buscam.

Uma possibilidade para encontrar imóveis com a documentação completa é comprar direto da incorporadora. Eles podem ser na planta, em obras, lançamentos ou prontos para morar, mas todos têm duas características em comum: são novos e têm a documentação regularizada.

Sabemos que decidir pela escolha da casa nova é muito importante e, por isso, conte com especialistas qualificados para te ajudar em todos os momentos. O Homer fechou parceria com as grandes incorporadoras de São Paulo, tudo em um único lugar. São imóveis novos lançamentos e prontos para morar, perfeitos para a sua necessidade.


Mas afinal, vale a pena ou não comprar imóvel para alugar?

A resposta para essa pergunta depende do que você busca, seu orçamento e planejamento para o futuro. Considere cada um desses pontos e compare com outras opções de investimento para descobrir se esse é o melhor para os seus planos.

Outro fator indispensável é o suporte de um corretor. Aqui no Homer, não acreditamos em transações imobiliárias sem esse especialista de mercado que dedica sua carreira, tempo e estudo para te ajudar a encontrar o imóvel perfeito, seja para sua família, carteira de investimentos ou qualquer outro projeto.

Precisa de financiamento para comprar? O Homer também te ajuda! Temos a solução Crédito Imobiliário. Aqui você encontra especialistas que vão iniciar o processo burocrático e te ajudar a encontrar a melhor taxa, avaliando as ofertas das principais instituições financeiras do país, tudo é um único lugar. Devido à nossa boa relação com com todos os parceiros, conseguimos liberação de crédito em até 24 horas no Itaú e Caixa Econômica!

Realizar seus planos e tirar os projetos do papel nunca foi tão fácil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *