Corretor de Imóveis: prós e contras da profissão

Corretor de Imóveis: prós e contras da profissão

Está pensando em virar Corretor de Imóveis? Veja prós e contras da profissão.

Olá, corretor de imóveis! Aqui é o Bruno Lessa, profissional do mercado imobiliário e autor de livros sobre Marketing Imobiliário .

Se você caiu de paraquedas neste post, provavelmente é porque está pensando em ser um corretor de imóveis ou acabou de se tornar um. Acertei?

Caso este seja o seu caso – ou até mesmo se você já é um corretor experiente, mas está atrás de algumas dicas – este post traz algumas informações bem práticas que podem te auxiliar na sua caminhada profissional.

A melhor parte destas dicas é que elas são de próprios corretores de imóveis, ou seja, são baseadas na minha vivencia ao longo de mais de uma década trabalhando lado a lado com corretores campeões de vendas, seja em treinamentos ou seja através da criação de estratégias comerciais.

Então, vamos aos prós e contras desta maravilhosa profissão:

Você tem liberdade de fazer os seus horários

Trabalhando como corretor de imóveis você tem autonomia de fazer os seus próprios horários e até mesmo ser o seu próprio chefe.

Imagina que maravilha poder buscar os filhos na escola, ter uma agenda flexível, programar melhor suas viagens… Parece ótimo, não é?

Pois é, tudo isso é verdadeiro, porém para chegar neste nível é preciso que você tenha muita disciplina para conseguir conciliar todas as atividades que a função requer, como captação de imóveis, prospecção de clientes, estudos sobre nichos de mercado, dentre outros.

Parece uma tarefa simples, mas até você se fixar no mercado, é provável que trabalhe muito e tenha que abrir mão de muita coisa.  Disciplina e equilíbrio são as palavras-chave para lidar com isso!

Leia também: O corretor de imóveis empreendedor. 

Você não tem limite de ganhos

Já pensou ter ganhos ilimitados, que dependem única e exclusivamente das vendas que você consegue executar?

Pois é, isso também é verdadeiro. Trabalhando como corretor de imóveis você tem esta possibilidade de prosperar.

Já vi casos de corretores que conseguiram embolsar uma comissão de R$ 500 mil reais em 1 único negócio, sendo que este não foi o único negócio fechado no mês.

Porém (e tudo na vida tem um porém) isso não é fácil de se conseguir.

Muito pelo contrário, é extremamente difícil e provavelmente vai levar um bom tempo para você chegar neste patamar.

Talvez nunca chegue, mas saber que isso é possível encoraja demais os profissionais que estão em busca de alçar grandes voos.

Altos e baixos

Saiba que você terá muitos deles na profissão.

Você pode fechar um mês com grandes vendas, ganhar um bom dinheiro, e depois amargar diversos meses sem vender absolutamente nada – e não ganhar nada.

É preciso ter muita organização financeira pessoal para lidar com esta situação.

A primeira venda é sempre a mais difícil

Prepare-se para ela. Prepare-se para ficar meses sem ganhos até a primeira venda chegar.

Quanto mais preparado você estiver, menores as chances de você desistir no meio do caminho de uma carreira que pode te levar a lugares nunca antes imaginados.

Aposte nas parcerias imobiliárias

Uma das melhores formas de prosperar neste mercado, especialmente no início, é fazendo parcerias com outros corretores mais experientes.

É uma excelente forma de dividir o trabalho – e os lucros.

O bom é que hoje você tem aplicativos que te ajudam nesta missão de forma fácil, rápida e gratuita, como é o caso do Homer. Recomendo que baixe a ferramenta, que está disponível tanto para computador quanto para iOS e Android.

Estude muito com materiais disponíveis gratuitamente na internet e destaque-se do mercado

Para finalizar, a minha dica principal é: ESTUDE! Estude muito!

Quanto mais conhecimento e experiência você tiver, melhor profissional você será!

Aproveite, neste ponto, a diversidade de materiais disponíveis na internet, como é o caso dos vídeos do canal do Portal VGV no YouTube e também os e-books disponibilizados pelo Homer aplicativo de parcerias.

Aliás, por falar em e-book, o time do Homer preparou um muito bacana que se chama “Virei corretor… e agora?”.

Este e-book traz dicas 100% práticas para quem está iniciando sua jornada nesta profissão.

Aproveite para baixar grátis AGORA MESMO: Ebook Virei Corretor, e agora?.

Boa leitura e sucesso! 

Grande abraço e até a próxima, corretor!

Bruno Lessa é publicitário com pós-graduação em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA/USP e diversos cursos de extensão em marketing, vendas e gestão no Brasil e no exterior. É autor dos livros Marketing Imobiliário, Marketing de Relacionamento no Setor Imobiliário e A Jornada de Compra do Imóvel, publicados no Brasil, e do livro Marketing de Relaciones en el Sector Inmobiliario, publicado em espanhol para toda a América Latina.

Homer é a maior e melhor rede de parcerias imobiliárias do Brasil. Exclusiva e gratuita para corretores de imóveis, a plataforma já conta com mais de 60 mil profissionais cadastrados. O ambiente perfeito para os corretores encontrarem clientes para seus imóveis ou imóveis para seus clientes. E, além de parcerias, também fornecemos capacitação e soluções de crédito para os corretores. Baixe agora nosso app e seja um corretor mais completo.

Bruno Lessa

23 comentários sobre “Corretor de Imóveis: prós e contras da profissão

Comentários estão encerrado.