O Corretor de Imóveis Empreendedor

O Corretor de Imóveis Empreendedor

O mercado imobiliário é enorme e tem dezenas de segmentos e subsegmento, já escrevi sobre isso.

Neste mercado tão heterogêneo o corretor de imóveis foi ganhando novas fórmulas, técnicas, responsabilidades, times, estratégias diferentes para poder ser mais produtivo.

Num extremo temos aqueles corretores de imóveis que fazem parte de uma grande máquina de vendas, hoje muito característico do mercado de lançamentos, em especial nos grandes incorporadores.

O time se tornou muito complexo com novos atores, funções, ferramentas e especialidades.

É comum ver especialistas em marketing, fotógrafos profissionais, videomakers, especialistas em mídias sociais, especialistas em mídias tradicionais, parcerias com as proptechs, corretores assumindo funções como o “corretor online”.

Leia também: Você sabe quais são os direitos e deveres de Estagiários e Corretores de Imóveis?

Estas modalidades são extremamente necessárias para um mundo que está caminhando para a industrialização da construção civil, que exige velocidade, assertividade e previsibilidade.

Hoje já vemos loteamentos com fábricas internas de casas em steelframe ou em woodframe, padronizadas e entregues em curtíssimo tempo.

Edifícios sendo construídos parte dentro de indústrias e parte no terreno.

O problema deste modelo é que a remuneração também é dividida entre todos estes novos atores, e o corretor de imóveis vai cada dia perdendo porcentagem de comissão, alguns já pagam menos de 0,85%.

No meio temos o Corretor Tradicional, mais característico dos imóveis prontos, usados, de terceiros, entre outras denominações.

Em geral, este corretor faz parceria com imobiliária, aonde cada um assume suas funções.

Neste modelo, a imobiliária assume custos e investimentos, e com isto passa a ter grande poder de veto, deixando os corretores de imóveis presos a sua capacidade de investimentos, e ao seu paradigma de como atuar no mercado.

No extremo deste mundo temos os Corretores Empreendedores.

Estes corretores não delegam seu sucesso a ninguém, tomando sempre as rédeas de seu desenvolvimento profissional, estando ou não vinculados a uma imobiliária.

Este modelo não é fácil pois é necessária visão muito profissional e pragmática do que é ser corretor de imóveis e como o profissional deve se posicionar no mercado.

Assistindo palestras de um grupo de corretores de imóveis brasileiros de alta produtividade, com comissões anuais na casa de milhões de reais, fui apresentado a um pensamento que já fazia tempo que não ouvia, quando eu ainda trabalhava como executivo de vendas de grandes multinacionais do mercado de tecnologia de informação, entre elas a IBM Brasil.

Me lembrei das lições de Philip Kotler e seus “4 P´s de Marketing” do MBA de marketing que fiz na ESPM. Estavam todos lá.

O Corretor de Imóveis Empreendedor é a essência do profissional que “É Corretor de Imóveis” e vive intensamente esta profissão.

Planeja sua carreira e seus negócios como uma empresa, isto é profissionalismo.

Estuda e APLICA as melhores práticas do mercado em seu dia a dia, buscando ser mais produtivo, assertivo, econômico, verdadeiro, e mais do que tudo, empático aos desejos e necessidades de seus clientes e parceiros, sempre numa relação ganha-ganha.

Ser empreendedor é tomar para si a garantia do sucesso dos seus negócios. Isto significa reinvestir em seu trabalho parte dos honorários recebidos para buscar negócios de melhor qualidade, tornar-se referência naquilo que faz, tornar-se parte do mundo no qual deseja fazer negócios.

Este é o momento de entregar o seu melhor, e receber a justa remuneração pela qualidade dos serviços que prestou e pelo valor que agregou a vida de todos os envolvidos.

Maior qualidade e envolvimento, maiores os prêmios.

Maior assertividade, profissionalismo e métodos, maior a produtividade e a carteira de negócios. Corretores que fazem mais de 40 transações por ano estão neste grupo.

Luis Fernando Gardel Deak é Corretor de Imóveis perito avaliador (CNAI), Realtor IRM, CIPS, SRS, especialista em imóveis corporativos e comerciais, administrador de empresas, pós em marketing, MBA em Gestão Empresarial, Advogado especialista em Direito Imobiliário e Digital, pós-graduando em direito civil e processual civil, conciliador e mediador.

Homer é a maior e melhor rede de parcerias imobiliárias do Brasil. Exclusiva e gratuita para corretores de imóveis, a plataforma já conta com mais de 60 mil profissionais cadastrados. O ambiente perfeito para os corretores encontrarem clientes para seus imóveis ou imóveis para seus clientes. E, além de parcerias, também fornecemos capacitação e soluções de crédito para os corretores. Baixe agora nosso app e seja um corretor mais completo.

Luis Deak