Qual segmento abraçar no Mercado Imobiliário?

Qual segmento abraçar no Mercado Imobiliário?

O corretor de imóveis tem uma série de possibilidades de fazer negócios dentro do mercado imobiliário e se tornar um profissional diferenciado.

Com a melhora do cenário econômico, empresas retomam projetos que estavam suspensos e até ampliam seus planos para 2020 e 2021.

Para isso, abraçar um segmento dentro do setor e se tornar um especialista pode trazer resultados promissores.

Em 2019 o setor recuperou perdas de quatro anos e projeta cenário favorável para profissionais da área

Dentro de um imenso leque de oportunidades do setor, o corretor de imóveis pode deve escolher um segmento, seja ele residencial, industrial ou outros. Ainda sim, é necessário, escolher um nicho, por exemplo:

Minha Casa Minha Vida, alto padrão e assim por diante. Porém, escolher um segmento não é uma tarefa fácil. 

Quais as minhas aptidões? Sou uma pessoa que se adapta a ambientes mais organizados, ou prefiro uma rotina mais imprevisível?

Gosto de trabalhar com volume de negócios ou com poucos negócios e de mais rentabilidade?

São questionamentos para ajudar no reconhecimento de cada perfil e pensar no segmento adequado. 

Seja qual for o segmento e nicho de escolha, o resultado financeiro pode ser satisfatório.

A comissão é gerada em todos os modelos, mas o segredo está na compatibilidade com o perfil profissional.

Para ser reconhecido, o corretor precisa ser especialista na venda de algum tipo de imóvel.

O Homer separou algumas opções, dentre tantos, e o perfil para cada modelo.

Uma boa maneira de te ajudar na escolha do seu nicho no mercado imobiliário.

1 – Locação e administração de imóveis ou condomínios: 

Com um trabalho mais gerencial, em que as rotinas são mais bem definidas e constantes.

Essa opção proporciona ao profissional uma frequência mais segura de retorno financeiro, visto que, diferente da compra e venda na qual a renda do corretor vem através de comissão somente quando vende, na administração o corretor recebe mensalmente um percentual do aluguel.

Este modelo é mais recomendado para corretores que tenham um alto grau de organização e disciplina.

2 – Avaliação de imóveis: 

Com demandas no contexto comercial e pessoal, a avaliação de imóveis tem expandido, visto que diversas são as demandas.

No decorrer das últimas décadas, muitas disputas judiciais entre engenheiros e corretores de imóveis dividiam o entendimento de quem poderia trabalhar com avaliação; porém, nos dias atuais, já está consolidada na jurisprudência nacional a total liberdade de o corretor de imóveis atuar em avaliação, o que abriu um novo mercado aos profissionais, que precisam de conhecimento específico para a atividade. 

3 – Venda de terrenos para incorporações imobiliárias: 

Outro modelo que tem apresentado consistência é o de venda de glebas e áreas de terrenos, usado para criação de incorporações.

Com os resultados positivos do setor nos últimos meses, construtoras voltam o olhar para aquisição de áreas como essa e poucos são os corretores de imóveis que sabem o caminho das pedras para apresentar imóveis a essas empresas.

Uma ótima oportunidade para profissionais que querem aproveitar o atual momento da economia.

4 – Compra e venda de imóveis (ou avulso): 

E, finalmente, com a maior fatia do mercado imobiliário, responsável por cerca de 70% dos negócios da área, a compra e venda de imóveis é o modelo mais explorado pelos corretores e imobiliárias do Brasil. Com possibilidade de trabalhar imóveis residenciais, comerciais e ainda ter uma região ou uma faixa de preço para explorar, o setor é amplo.

Essa opção trata da negociação de imóveis, que estão sendo vendidos por proprietários e incorporadoras de lançamentos.

Para isso, ter disponibilidade para deslocamento rápido e foco em uma região, pode facilitar as possibilidades.

A Lívia Rigueiral, nossa CEO e especialista em mercado imobiliário, explicou a importância das parcerias imobiliárias conforme os segmentos e nichos do mercado. 

Você já encontrou e definiu o seu nicho de atuação? Conta pra gente!

Até a próxima.

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