Avaliação Imobiliária: Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica

A avaliação imobiliária realizada pelos corretores de imóveis vem ganhando relevância e respeito junto a sociedade de forma geral pela necessidade de avaliar imóveis de forma correta e com valores que possam, de fato, serem absorvidos pelo mercado.

Agora as avaliações já podem ser realizadas por boa parte dos profissionais da área.

O corretor de imóveis, que antes só podia contar com sua expertise para executar este trabalho, agora dispõe de importantes ferramentas que norteiam e agilizam a avaliação, todavia, toda essa tecnologia disponível não substitui a necessidade e o conhecimento técnico deste
profissional, como dito, as ferramentas auxiliam e facilitam.

O nome dado à avaliação realizada pelo corretor de imóveis é Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, também conhecido como PTAM.

A resolução do COFECI nº 1066/2007 (Ato Normativo-Cofeci nº 001/2008) em seu artigo 6º estabelece que, a elaboração de Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, é permitida a todo Corretor de Imóveis, pessoa física, regularmente inscrito em Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

 Parágrafo Único informa – A pessoa jurídica regularmente inscrita em Conselho Regional de Corretores de Imóveis pode patrocinar a elaboração de Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, chancelado por corretor de imóveis, pessoa física.

 O Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM) é um documento elaborado pelo Corretor de Imóveis no qual é apresentado ao interessado, com base em critérios técnicos, análise de mercado com vistas à determinar o valor de comercialização de um imóvel e deve conter os seguintes requisitos mínimos:

  1. Identificação do solicitante;
  2. Objetivo do parecer técnico;
  3. Identificação e caracterização do imóvel;
  4. Identificar a metodologia utilizada;
  5. Encontrar o valor resultante e sua data de referência;
  6. Incluir um breve currículo e assinatura do Corretor de Imóveis Avaliador.

São também pré-requisitos para caracterização do imóvel, o número da matrícula, endereço completo e identificação do proprietário.

A correta descrição do imóvel é muito importante neste processo, não economize, deve ser clara e bem detalhada, por isto, a visita presencial ao imóvel é essencial para um resultado mais assertivo.

Leia também: Os cuidados da avalição imobiliária

Nesta visita seja um bom observador, se possível leve um gravador ou faça um vídeo, fique atento aos detalhes, aqui alguns pontos importantes a serem observados e relatados;

  • Fundamente sobre a área e a qualidade da construção;
  • Faça uma descrição detalhada;
  • Observe o contexto urbano, a vizinhança e a infraestrutura da região;
  • Faça suas considerações finais sobre: o valor, alguns tópicos de mercado e conclua chamando a atenção para pontos relevantes do imóvel em relação as amostras disponíveis no mercado local, valorize com seu conhecimento técnico.
  • Revise seu relatório e parecer várias vezes depois, date e assine. Anexe ao seu Parecer Técnico (PTAM) tudo que julgar importante, nada mais que isso, lembre-se, “menos é mais”, quando for pontual e objetivo:
  1. Amostras similares
  2. Mapa de localização do imóvel;
  3. Matrícula atualizada;
  4. Informações sobre o IPTU
  5. Relatório fotográfico identificando cada cômodo.
  6. Documento sobre o bairro ou região que seja relevante, se conseguir.
  7. Compreender como elaborar e apresentar um PTAM, é fundamental para o corretor de imóveis.

O mais importante neste processo além de sua capacidade de fazer, é que você corretor, execute o trabalho com zelo, boa apresentação visual, conteúdo e que por fim compreenda que quanto mais capacitado for, maior será o respeito e reconhecimento que seu trabalho irá receber dos colegas e da sociedade.

Corretor de imóveis invista em você, aposte em sua qualificação profissional.

Paulo Roberto – Corretor de Imóveis, CEO do Avalion.