Conhecendo mais sobre o Sistema COFECI/CRECI

Conhecendo mais sobre o Sistema COFECI/CRECI

Corretores de imóveis de todo o Brasil celebraram esse mês de agosto mais um aniversário de regulamentação de nossa profissão. A cada ano, comemoramos com muita alegria o dia 27 de agosto, pois a regulamentação de nossa profissão é considerada uma vitória, pois dignifica nossa atividade e nos coloca em um patamar de extrema relevância dentro da sociedade, tanto pela atividade que exercemos, lidando com o patrimônio de nossos clientes, como pelo fato de tal profissão estar regulamentada.

Contudo, tal regulamentação por si só não traz total segurança e estabilidade para a profissão. Daí temos as entidades de classe, que estão nos bastidores dando suporte e fiscalizando nossas atividades. 

Em homenagem ao mês do corretor, vamos falar um pouco dessas entidades, mais especificamente do Sistema Cofeci/Creci. Mas afinal de contas, o que é o Sistema Cofeci/Creci

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis – Cofeci, sediado em Brasília-DF, tem a missão institucional de proteger a sociedade, fiscalizando e disciplinando o exercício da profissão de Corretor de Imóveis, bem como zelando e trabalhando pelo bom conceito e pela boa imagem da profissão em todo território nacional.

Veja também: O passo inicial para se tornar um corretor de imóveis

Constituído de quatro representantes de cada Regional – dois efetivos e dois suplentes – eleitos entre os membros efetivos para um mandato de três anos, designados como Conselheiros Federais, o Cofeci, para o adequado desempenho das suas atividades, exerce ações de natureza normativa, fiscalizadora, disciplinar, deliberativa, administrativa, entre outras, conforme previsto no artigo 2º da Resolução-Cofeci nº 1.126/2009 e no artigo 14 da Lei 6.530/78.

O Cofeci não age, contudo, só fiscalizando as atividades dos Conselhos Regionais e do exercício da profissão de Corretor de Imóveis no que diz respeito ao corretor credenciado. O Cofeci age também protegendo os direitos dos Corretores de imóveis perante quem tenta diminuir a relevância e a atividade do corretor, através de atuação nos campos administrativo, político e legislativo na capital federal.

E-book gratuito: Conquistando clientes no mercado imobiliário

Portanto, podemos concluir que o Sistema Cofeci/Creci age como verdadeiro guardião da profissão de Corretor de Imóveis, permitindo com que tenhamos a livre capacidade de exercer nossa profissão com dignidade e orgulho, sem esquecer da responsabilidade, tendo, por fim, o reconhecimento da sociedade como resposta pelo nosso bom trabalho. Mas lembre-se de também fazer a sua parte e sempre agir de maneira ética em sua carreira. Juntos construímos um mercado muito mais honesto!

Parabéns a todos os profissionais. Viva o corretor de imóveis!

Fabrício Junqueira.


Fabrício é nosso colunista convidado aos sábados no Blog Homer. Além disso, é corretor de imóveis há 9 anos, atuando no segmento de compra e venda de imóveis usados. É Delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro, em Itaipava e colunista da tradicional coluna “Cantinho do Corretor”, do Jornal Tribuna de Petrópolis. Clique aqui para conhecer o Instagram do Fabrício.

Fabrício Junqueira