fbpx

Especialização no Mercado Imobiliário

Você já reparou que, na maioria das profissões, os bons profissionais são sempre especializados? Pense um pouco. Quando pensamos em medicina, cada médico tem a sua especialidade. Existem os cardiologistas, os ortopedistas e muitos outros. Odontologia também. Ortodontistas, odontopediatras, endodontistas… E os advogados também! Direito civil, direito do trabalho e muitos outros tipos de especializações que existem.

E no mercado imobiliário, existe? Claro! Os profissionais de sucesso são aqueles que escolheram e focaram em um nicho de mercado. O objetivo de se tornar um especialista em qualquer tipo de mercado é se destacar. Sendo um especialista, você se torna uma referência no seu mercado e consegue atender os seus clientes da melhor maneira possível, com propriedade e segurança das informações que você está passando.

Confira também: Corretor especialista: ser ou não ser?

Existem vários tipos de especialização no Mercado Imobiliário e vamos falar um pouco de algumas delas. Vamos conversar sobre 3 tipos de especialização no nosso ramo. Vamos falar sobre especialização por nicho, por perfil e por região. O objetivo desse material é te fazer pensar em como você pode melhorar na sua carreira e na forma de serviço que você presta aos seus clientes. Também, é te ajudar a entender como se especializar pode alavancar os seus resultados.

Converse com qualquer corretor que é especializado e pergunte se ele voltaria a trabalhar com todos os tipos de imóveis. Tenho certeza que a resposta te fará buscar se especializar.

Especialização por Nicho

Existem vários tipos de imóveis e, cada um deles, com sua Particularidade e maneira de ser vendido, por isso, a especialização por nicho é uma das mais importantes.

Como nicho, podemos citar:

– Imóveis Comerciais;

– Imóveis Industriais;

– Fazendas.

Esses tipos de imóveis são muito específicos, ou seja, exigem um trabalho focado e conhecimentos técnicos que a maioria dos profissionais não possuem.

Baixe agora: E-book gratuito – como melhorar sua produtividade 

Especialização por Perfil

Mesmo dentro do bairro, existem vários tipos de imóveis. Podemos encontrar imóveis mais novos, mais antigos, assinados, alto padrão, médio padrão e muito mais. Dessa forma, você pode – e deve – escolher qual perfil de imóvel você se identifica e deseja trabalhar. Por exemplo, você pode se especializar em imóveis de 3 suítes. Mas por que? Imagine que você possui uma carteira de 15 imóveis exclusivos, dividida da forma que está descrita no box aqui embaixo:

• 2 apartamentos de 2 suítes;  •3 salas comerciais;   • 2 apartamentos de 3 suítes;

• 4 Studios;  •-3 casas  • 1 apartamento de 4 suítes.

Agora, imagine que você recebe leads para esses imóveis. Vamos demonstrar como a especialização pode te ajudar e como a falta dela pode te atrapalhar.

Imagine que você recebeu um Cliente para sua captação de 2 suítes

Como você só tem 2 captações de 2 suítes, a sua chance de concretizar esse negócio é menor. Afinal, todos as suas outras captações não atendem a esse seu cliente.

Ou seja, se por algum motivo o seu cliente não gostar do primeiro imóvel que visitarem, você terá apenas mais uma opção para mostrar a ele, isso faz com que você diminua os seus resultados. Da mesma forma, com os outros imóveis. Quando você não é especialista, o seu custo por cliente aumenta, sua taxa de conversão diminuí e, consequentemente, seus resultados também.

Saiba mais: Como vender mais usando Parcerias Imobiliárias

Mas, se todos fossem do mesmo Perfil…

Imagine que você tem uma carteira com o mesmo perfil, na mesma região. Você não acha que o seu aproveitamento de clientes irá aumentar?

Quanto mais similares forem suas captações, maior será sua conversão. Foque em captar imóveis no perfil que você gosta e se identifica, isso com certeza aumentará seus resultados.

Especialização por Região

Por último, podemos citar a especialização por região, Quando os profissionais se posicionam em uma determinada região, como um bairro, quadras ou condomínio, tornando-se realmente referências nesse ‘pedaço’.

Por exemplo, você pode escolher se especializar no bairro que você mora. De certa forma, você já é especialista nessa região, afinal você sabe como é a vida por ali. Além disso, você conseguirá otimizar seu tempo, produzindo mais. Também, você já terá os argumentos para negociar com seus clientes, seja para vencer obstáculos de compradores ou ter bons argumentos para precificação e captação.

O objetivo principal disso é te destacar!

Se tornando um especialista, você se destaca em um mercado. Além do aproveitamento dos clientes, você terá mais facilidade em suas captações exclusivas. Pense… Você acha que o cliente irá preferir confiar a venda dele à um profissional especialista ou a um profissional que tratará o imóvel dele como apenas mais um?

Escolha o seu mercado e vá com tudo!

Se você já tem experiência no Mercado, com certeza já tem um perfil de imóvel que se identifica mais, um nicho ou uma região que te atraí. Com isso identificado, mergulhe de cabeça e estude, aprenda, se esforce e inove para se tornar um especialista em seu mercado. Tente entender, também, como você pode misturar essas especializações. Por exemplo, procure se especializar em uma região e em um perfil específico, dessa forma, tenho certeza que seus resultados irão alavancar!

Como em qualquer mercado, se tornar um especialista não é apenas escolher. Leva tempo, você precisará estudar, se dedicar, se aprofundar e se esforçar em se tornar o melhor possível nesse sentido. Os seus resultados podem aumentar, mas não será repentino. Levará tempo e a sua constância fará diferença para isso. Portanto, comece agora e sempre se pergunte: Como eu poderia ser melhor para auxiliar meus clientes? Que habilidades preciso aprender para melhorar em minha especialidade? Que informação adicional eu poderia ter dado a esses clientes?

Tenha em mente que você deve se aprimorar constantemente, acompanhando as mudanças do mercado e se tornando cada vez um profissional melhor e mais voltado para as pessoas. Vivemos na era da informação, então tenha o máximo de informações relevantes para seus clientes, isso fará com que eles confiem em você, te tornando, cada vez mais, uma referência.

Você está pronto para se tornar um especialista?


Vinicius Capella é empreendedor com interesse pelas transformações do mercado imobiliário e desenvolvimento dos profissionais da área. Palestrante atuante nos eventos da RE/MAX Brasil. Broker e sócio na RE/MAX, Capella é nosso colunista convidado às terças feiras no Blog Homer.

Quer ler mais textos do Vinicius Capella? Você pode encontrá-lo através das redes sociais pelo InstagramLinkedin ou Facebook.

One Reply to “Especialização no Mercado Imobiliário”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *