Corretor especialista: ser ou não ser?

Corretor especialista: ser ou não ser?

homer-parcerias-imobiliarias

A realidade do mercado imobiliário é cada vez mais desafiadora. O corretor de imóveis deve se manter atualizado e, constantemente, se aperfeiçoar no exercício da sua profissão e na sua atuação em negociações.

Conhecer todas as possibilidades do mercado, áreas de atuação e nichos dos clientes é uma saída que pode facilitar sua taxa de sucesso nas negociações. Tornar-se um corretor especialista é um caminho para solucionar as dificuldades do mercado.

A especialização do corretor de imóveis pode ser comparada com a especialização médica: o profissional detém todo o conhecimento que o habilita ao exercício da função de uma forma geral, mas o direcionamento em uma fatia específica o gabarita para exercer com maior maestria certas funções.

No caso da corretagem essa divisão pode ser feita através da localização do imóvel, classe socioeconômica, por ser um imóvel na planta, tamanho do empreendimento e por aí vai. Alguns desses nichos são desvalorizados na visão de alguns corretores, mas lembre-se: toda fatia do mercado precisa ser atendida.

Baixe o e-book gratuito: Tipos de Clientes do mercado imobiliário

Para descobrir mais sobre segmentação, conversamos com o Corretor Homer, Adriano Machado. Ele é um Corretor Especialista em imóveis populares e nos contou um pouco sobre a sua trajetória e compartilhou dicas valiosas para todo profissional imobiliário.

“Eu percebi que eu tinha, praticamente, 90% da minha carteira com imóveis pequenos e muito corretores me ligando atrás de terrenos e casas mais baratas. Foi onde eu tomei a decisão de ser especialista em imóvel popular e abracei a causa”, explicou.

Ele contou também que enfrentou grandes dificuldades no começo da carreira de corretagem. “Cheguei a pensar em sair [do mercado imobiliário], fui procurar emprego em comércio, mas felizmente ninguém me deu uma oportunidade. Foi quando saiu minha primeira venda, aí saiu outra e você percebe que deu certo”.

Adriano atribui grande parte do sucesso a persistência: “eu vi colegas saindo da profissão com 90 dias de tentativa, eu não. Fiquei e fui, eu falei ‘vamos pra cima’[…] Se hoje eu estou aqui é porque deu certo

E-book gratuito: Conquistando clientes no mercado imobiliário

Vale ressaltar também  a importância de corretores generalistas O mercado imobiliário é feito pela sua grande diversidade de profissionais e pelas múltiplas formas de tratativas com clientes. Além disso, até mesmo um corretor especialista precisa ser um pouco maleável, diz Adriano:  “eu tenho meus imóveis grandes, mas não tiro o foco que são meus imóveis populares”.

Leia também: 6 erros na corretagem que você provavelmente está cometendo!

Ele comentou também a importância das parcerias imobiliárias entre todos os corretores: “eu faço o uso do Homer e tenho colegas que vem através do Homer para fazer parcerias”. Ainda destacou uma funcionalidade como diferencial: “achei interessante também a questão de fazer ligação pelo Homer, muito interessante”. Para você fazer como o Adriano e ampliar suas chances de negociação com a maior rede de corretores imobiliários do Brasil é só clicar aqui e se cadastrar gratuitamente.

Adriano deu dicas valiosas de como e se manter atualizado sendo um corretor especialista ou generalista: “eu tenho frequentado muita palestras, encontros, como os que o Homer promove, e tem duas palavras que eu tenho escutado muito especialista e parcerias.”

Agradecemos imensamente a participação do Corretor Homer, Adriano Machado, que contribuiu prontamente com a nossa equipe para a elucidação e exemplificação dessa nova tendência imobiliária.

Podemos concluir que o corretor especialista é tão fundamental a manutenção do mercado imobiliário quanto o corretor generalista, mas se focar em uma modalidade de imóveis pode ser uma boa solução para fechar mais negócios e se transformar em um referência entre colegas e clientes.


Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Colunista