Caminhar é o segredo

Hoje estive pensando em todas as experiências que já passei, quer sejam no âmbito pessoal como no profissional. Estas experiências tiveram algo em comum: foram durante as minhas caminhadas.

Caminhar é conhecer, é quando você cria uma conexão consigo mesmo, entende qual a sua essência e quais as suas dificuldades, seus medos, seus desejos.

Caminhar é uma arte: a arte de aprender a escutar.

É também solitária e faz com que você conheça a si mesmo.

Na nossa vida profissional não é diferente de uma caminhada: quando conhecemos a nós mesmos e entendemos quais são as nossas habilidades e quais são nossas fraquezas, conseguimos nos tornar melhores, como pessoas e como profissionais.

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Toda caminhada começa com o primeiro passo, e não é fácil!

É principalmente cheio de dor e isto nos faz sentir vivos.

A dor faz com que você comece a pensar nas estratégias a serem utilizadas no percurso: vou diminuir a passada, vou aumentar?

Será que eu estava preparado?

Estou utilizando das ferramentas corretas para isto?

No lado profissional é isto que acontece.

Estar preparado para conversar com o cliente, conhecer o seu mercado, ter dados suficientes para esclarecer as dúvidas deste cliente, utilizar tecnologias para agilizar e otimizar o tempo.

A segunda fase da caminhada é o quanto você pensa.

Chamo esta fase de O PENSAR. É quando você começa a tentar entender quem é você, pensar no por que das coisas, onde estou e onde quero chegar.

Esta análise é muito importante, pois conhecer a si mesmo nos leva a tomar atitudes de acordo com aquilo que podemos entregar.

Por isto, ao conversar com o seu cliente, além de demonstrar a ele como funciona o seu mercado e combinar o que será feito, você irá entregar conforme combinado, sem atrasos, sem faltas.

Caminhar faz com que você se desenvolva de diversas formas.

Eu nas minhas andanças, tenho praticado muito a conversa comigo mesmo, como atender o cliente, como falar com ele e o que falar.

Tentar melhorar a comunicação que é fundamental, principalmente nos dias de hoje, onde o que falta é a palavra.

Devemos sempre lembrar que não basta apenas um belo terno, um bom carro, a ostentação.

Antes disso é importante a forma que você se comunica com o cliente, demonstrar a ele que você é profissional, ético e entende deste mercado.

A chegada não é o objetivo da caminhada e sim, o caminhar.

Quando colocamos um objetivo, ficamos tão focados no resultado final que esquecemos de como a jornada é importante, como os erros e acertos nesse processo nos farão crescer e ter a possibilidade de obter novas percepções sobre tudo.

Logo, nem sempre o mais importante é o objetivo, mas sim o caminho que nos leva até ele.

Caminhar é se redescobrir, se reencontrar com o seu melhor e o seu pior, é entender suas capacidades.

Quando você conhece sua essência e quebra suas crenças limitantes, começa também a enxergar o outro de uma maneira diferente, entender quem é, quais são as suas necessidades e isso é fundamental para o sucesso das relações.

Aprenda a entender a real necessidade do seu cliente, demonstre quem você é neste mercado, entregue a informação de forma precisa, conquiste-o, mas para que isto aconteça, primeiro conheça a si mesmo e depois o seu cliente.

Paulo Roberto de Oliveira é Ceo do Avalion

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