Descartes: o primeiro passo para preparar um imóvel antes de colocá-lo à venda

Na última matéria, falei da importância do corretor conhecer e oferecer o Home Staging na hora da captação. 

Ter o conhecimento dessa técnica e saber de fato como ela pode acelerar a venda ou a locação de um imóvel é uma habilidade que faz com o que corretor (e o imóvel do cliente) se destaquem entre os demais.

Destaquei alguns pontos importantes como descartar, despersonalizar e neutralizar os ambientes e hoje a ideia é mostrar como isso funciona na prática e como saber falar desses princípios para o cliente vendedor.

É claro que o melhor é sempre o corretor indicar um Stager, que é o profissional dedicado a esta técnica, mas a ideia é que o corretor consiga de alguma forma ajudar o cliente vendedor a melhorar seu imóvel caso ele não esteja disposto a contratar um profissional, mas esteja disposto a preparar o imóvel antes de colocá-lo no mercado.

Vamos começar falando dos descartes e da importância de fazer esse processo antes de qualquer outro. 

Todo imóvel com morador (todo, acredite!) possui objetos ou móveis em excesso. 

Provavelmente existem coisas na casa que nunca foram usadas, compradas por impulso e que estão de alguma forma ocupando um espaço que pode ser importante na hora da apresentação do imóvel.

Fazer descartes é um benefício muitas vezes ignorado no processo de mudança. 

Se o imóvel está à venda, este cliente ao concluir a transação irá contratar a mudança e possivelmente já no imóvel novo irá se deparar com uma quantidade imensa de caixas e certamente irá se desfazer de muitas coisas. 

Então porque não sugerir que seu cliente faça isso antes?

 As vantagens em fazer o descarte antes de anunciar um imóvel são inúmeras: 

– Um imóvel que tenha somente o necessário é muito mais fácil de organizar

– Fazer descartes não significa necessariamente jogar fora –  esses itens podem ser doados e o cliente estará ajudando outras pessoas que necessitem daqueles objetos

– Quando o cliente vendedor se mudar para a nova casa, ele sabe que tudo que estará lá será usado (isso irá poupar tempo e dinheiro da hora da mudança)

Leia também: Home Staging: como essa técnica pode ajudar a acelerar a venda de um imóvel.

Mas, o que descartar afinal?

Como já disse anteriormente, todos os ambientes possuem inúmeras coisas em excesso, que podem inclusive estar poluindo e deixando o ambiente carregado.

Vou dar algumas dicas de descartes, mas o ideal é que cada corretor crie uma listagem ou que na visita ao imóvel na captação, oriente o cliente e mostre a ele que os excessos podem prejudicar visualmente tanto as fotos quanto às visitações.

Vamos passear pelos principais ambientes e ver o que pode ser descartado?

Cozinha: certamente é um dos locais onde os clientes se dão conta de quantos objetos existem repetidos e nunca utilizados (faça o teste na sua cozinha mesmo, e você se surpreenderá com a quantidade de utensílios que você nem sabia que estavam por ali.)

Sugestão de descartes: 

-Panelas em excesso (muitas sem tampas, tamanhos não usados)

– Potes de plástico (lembre o seu cliente que o futuro comprador quando se interessa pelo imóvel, ele certamente abrirá as gavetas para ver o real tamanho delas, e esses potes em excesso, além de poluir visualmente acabam deixando as gavetas parecendo menores do que são)

– Talheres desconexos (que não possuem jogo)

– Eletrodomésticos em desuso ou quebrados

– Pratos, canecas, taças e copos lascados ou sem conjunto

– Guardanapos e toalhas de mesa muito gastos 

– Imãs de geladeira (geralmente são itens trazidos de viagem e os clientes podem não querer descartar, mas oriente a guardá-los). 

Esses itens muito pequenos deixam o ambiente carregado e muitas vezes distraem a atenção do cliente

Banheiros: não é difícil encontrar itens a serem descartados nesse ambiente e quanto menos itens estiverem expostos, melhor. 

Sempre aconselho meus clientes a usarem caixas organizadoras e deixar somente o essencial à mostra.

– Descarte embalagens vazias de shampoos, cremes, etc.

– Cosméticos e remédios vencidos

– Toalhas gastas e em grande quantidade

Quartos: Geralmente nesses ambientes, o foco dos descartes está nos armários, que devem sempre estar organizados para receber os futuros compradores. 

Eles precisam saber se suas coisas caberão ali.

– Roupas, sapatos, bolsas, malas, etc. Esse é o momento ideal de fazer uma limpeza nos armários. 

Em geral são itens a serem doados. 

Além de abrir espaço para organização, o cliente se sentirá bem em fazer doações nesse momento.

– Roupas de cama e travesseiros em grande quantidade ou gastas demais

– Excesso de objetos decorativos 

Sala de jantar/estar: em geral falo mais sobre esses ambientes na parte de despersonalização, mas atente seu cliente a estes detalhes:

– Retire móveis em excesso que possam atrapalhar a circulação

– Caso tenha um bar, retire as bebidas vencidas ou garrafas vazias

– Deixe somente almofadas que combinem com o ambiente 

Lavanderia: é sempre difícil fazer uma boa foto desse ambiente por conta dos excessos, mas é um ambiente que se estiver organizado, poderá ser um diferencial de todos imóveis que esse cliente já visitou.

– Descarte embalagens de produtos vazios ou vencidos

– Vassouras, rodos e cabos quebrados devem ser eliminados e se possível os que ficarem devem estar organizados

– Baldes em excesso ocupam muito espaço, dificultando a visualização do espaço.

Com a parte de descartes feita, é hora de despersonalizar e neutralizar todos os ambientes para atrair o maior número de interessados.

Falaremos sobre isso na próxima matéria. 

Até lá.

Cláudia Dietrich.

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