8 características dos Corretores de Imóveis CAMPEÕES DE VENDAS

Olá, corretor de imóveis! Aqui é o Bruno Lessa, profissional do mercado imobiliário e autor de livros sobre Marketing Imobiliário.  

Como profissional de marketing focado no mercado imobiliário há mais de 1 década, ao longo da minha carreira eu tive a oportunidade de trabalhar com muitos corretores de imóveis que se destacam dos demais. 

São corretores de imóveis vencedores. Verdadeiros CAMPEÕES DE VENDAS!

Neste post eu resolvi reunir as 8 características em comum que estes profissionais possuem. 

Veja se você tem alguma delas e inspire-se!

1) Atenção dada ao cliente

Enquanto a grande massa de corretores de imóveis pensa somente nas vendas ou nas locações, os corretores CAMPEÕES DE VENDAS pensam no CLIENTE antes de pensar no imóvel. 

Pense comigo: quanto mais pessoas buscando imóveis você tiver na sua carteira – e você sabendo bem a necessidade delas – mais perto você estará de fazer um negócio. 

Neste ponto eu gosto muito de lembrar da frase: “é melhor encontrar um produto para o seu cliente do que um cliente para o seu produto”. 

Portanto, mesmo que você se depare eventualmente com clientes “que não possuem o perfil” do imóvel que você está vendendo, não descarte estes leads! 

Mantenha uma carteira organizada pela necessidade das pessoas e empenhe-se em buscar o que estas pessoas estão dispostas a comprar. Isso te deixará mais perto de fechar negócios.

2)  Não ficam pensando em lead o tempo inteiro

A maior parte dos corretores de imóveis fazem campanhas de divulgação dos imóveis e esperam os leads chegarem. 

Porém, os Corretores de Imóveis CAMPEÕES DE VENDAS vão muito além da captação convencional de leads. 

Pega este exemplo: imagine que você está com um imóvel na mão, como uma sala comercial ao lado do Fórum. 

O que um corretor de imóveis convencional faz? Ele faz campanha e espera os leads chegarem. 

Já os corretores de imóveis campeões de vendas irão ativamente atrás dos potenciais locatários como verdadeiros atiradores de elite: eles vão prospectar proativamente, vão ativar o relacionamento, vão no Fórum, falarão com conexões que possuem contatos com advogados, etc. 

Enfim, eles traçam o perfil exato do cliente para o imóvel e, a partir daí, se empenham em encontrá-lo!

3) São especialistas

Enquanto corretores medianos vendem de tudo, os corretores campeões de vendas são especialistas em um nicho de mercado e sabem tudo sobre ele. 

Isso traz novas oportunidades, posiciona o corretor como autoridade e gera uma demanda natural e espontânea simplesmente devido a este posicionamento. 

Um novo exemplo: imagine um corretor especialista em imóveis logísticos que sabe tudo sobre dimensões de galpões, altura de pé direito, capacidade de carga suportada no piso para cada tipo de negócio que aluga um galpão, zoneamento das áreas que podem ou não ter determinados negócios, etc. 

Só esse fato já traz o interesse natural de empresas que precisam desse tipo de imóvel naquela região específica, além de proporcionar indicações espontâneas. 

O mesmo vale para todos os demais nichos: investidores, casas de alto padrão, imóveis econômicos, etc.

4) Estão sempre em busca do conhecimento

Para um corretor campeão de vendas, ele nunca sabe o bastante. 

Ele está sempre devorando notícias do seu nicho, o que está acontecendo no seu mercado, métodos construtivos, economia, dentre outros. Isso proporciona uma visão do negócio imobiliário muito mais abrangente, além de permitir que converse de igual para igual com o seu cliente.

Leia também: Veja como o marketing imobiliário pode ajudar o seu cliente na decisão de compra do imóvel

5) São disciplinados

Corretores de imóveis campeões de vendas são pessoas que têm rotina. Mas não se espante! 

Não falo disso de uma negativa e monótona… 

Um corretor disciplinado é aquele que tem clareza das tarefas do dia e sabe o que tem que fazer, por exemplo: acordar, fazer exercícios físicos, cuidar do corpo e da mente, tem que aumentar o networking, prospectar, etc… 

Um corretor campeão não fica só reclamando que a economia está ruim e que o lead não chegou. 

Ele está sempre ciente do que precisa ser feito.

6) Valorizam o relacionamento

A cada dia que passa, um corretor de imóveis campeão de vendas está ampliando a base de contato. 

Ele não perde a oportunidade de estar em um ciclo social, um evento social dentro do mercado que ele quer atender. 

Relacionamento gera indicação e indicação, por sua vez, gera negócio.

7) Estimulam indicações

Corretores campeões de vendas valorizam o relacionamento com as pessoas que já fecharam negócio com eles. 

Estão sempre mantendo esta proximidade e isso gera novas indicações de seus clientes.

8) Fazem parcerias

Corretores de imóveis campeões de vendas entendem que a maior vitória de um negócio imobiliário é poder atender o seu cliente nas melhores condições e no melhor prazo e, para isso, não medem esforços para ativar a sua base de relacionamento e garantir um negócio bom e seguro para todos os envolvidos. 

Coincidência ou não, mas todos os corretores de imóveis campeões de vendas que eu conheci usam o Homer. 

E você, usa também? Se não usa, aproveite para fazer o download. É gratuito!

É isso, corretor de imóveis! Se quiser saber um pouco mais a respeito destas dicas, neste vídeo eu falo mais de cada uma delas:

Grande abraço e até a próxima, corretor!

Bruno Lessa

Bruno Lessa é publicitário com pós-graduação em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA/USP e diversos cursos de extensão em marketing, vendas e gestão no Brasil e no exterior. É autor dos livros Marketing Imobiliário, Marketing de Relacionamento no Setor Imobiliário e A Jornada de Compra do Imóvel, publicados no Brasil, e do livro Marketing de Relaciones en el Sector Inmobiliario, publicado em espanhol para toda a América Latina. 

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