Os desafios da autogestão financeira para o corretor de imóveis

Os desafios da autogestão financeira para o corretor de imóveis

Dinheiro na mão é vendaval. O dito popular pode ilustrar bem o cenário de muitos corretores de imóveis quando se trata de autogestão financeira.

Há alguns anos, eu e dois de meus cinco irmãos constituímos e mantivemos, por 23 anos, uma próspera sociedade imobiliária em Curitiba.

Muitos Corretores eram nossos parceiros. Um dos problemas que enfrentávamos era fazer com que nossos colegas poupassem para o futuro.

Alguns deles simplesmente não conseguiam. Eram ótimos profissionais, mas péssimos autogestores.

Para eles, definitivamente, dinheiro na mão era vendaval.

Tão logo recebiam honorários de uma venda desapareciam, até conseguir gastá-lo, então voltavam.

Nada pior que isso num ambiente de altos e baixos como o mercado imobiliário.

Eu sempre fui muito afoito. Comprava quando não tinha dinheiro como forma de me desafiar a consegui-lo. Felizmente, sempre consegui.

Mas admito que é uma forma arriscada de se buscar sucesso.

O mais razoável, dentre outras qualidades, como inteligência, ponderação persistência e resiliência, é ter autocontrole.

Leia também: 4 Dicas de planejamento financeiro para corretores.

Por isso divido com meus pares um pouco do que aprendi ao longo da vida, e passei a praticar com certa obsessão, a fim de alcançar uma vida tranquila, sem sobressaltos.

7 dicas de autogestão financeira para corretores de imóveis:

1 – Estipule metas, mas não exagere. Compromisso inatingível é sinônimo de frustração. Fazer mais negócios, adquirir bens, enriquecer é muito bom.

Mas deixar de conseguir o que se planeja resulta em estresse e suas consequências. Por isso ambicione sempre, mas planeje sua ambição. 

Se houver diferença positiva entre seus rendimentos (+) e despesas (-), esse é o seu potencial de investimento. Se quiser mais, terá de se esforçar mais. Neste caso, planeje de acordo com o potencial, seu e do seu mercado.

2 – Avalie suas despesas. Muitas delas são suscetíveis de diminuição. Depende só de planejamento e, talvez, um pouquinho de sacrifício. Lembre-se de que o ano tem doze meses.

Pequenos gastos poupados mensalmente podem possibilitar um bom investimento anual.

3 – Gaste menos do que ganha. Se alguém consome acima de seus ganhos, além do inevitável estresse, que prejudica a produtividade, não poderá investir. 

Sem investimento não há crescimento. Mas não esqueça: boa aparência e conhecimento são indispensáveis investimentos profissionais.

4 –Poupança programada é fundamental. Qualquer um pode, informalmente, programar depósitos mensais.

Mas não é fácil resistir às tentações. O melhor é ter compromisso formal, que obrigue, mesmo que tenha algum custo.

Por exemplo, consórcio imobiliário, poupança programada, fundo de capitalização.

5 –Programe as compras de maior valor. Se puder, pechinche muito e pague à vista. Sai sempre mais barato. Se não, pesquise quem oferece maior prazo com menos juros.

Distribua os pagamentos ao longo do tempo, a fim de não sufocar seu orçamento e comprometer outros propósitos.

6 – Faça reserva de emergência. Imprevistos acontecem. A pandemia de 2020 é o exemplo mais radical.

A reserva emergencial ajuda em caso de doença, acidente, desemprego e gap de mercado (aquele período de “vacas magras”, em que nada se vende). O ideal é uma reserva equivalente a seis meses de renda média. Claro que deve ser guardada em conta rendimento.

7 – Faça previdência privada. Além do INSS, aposentaria complementar é fundamental para garantir uma velhice tranquila. Mas muita gente só percebe isso quando já é tarde.

João Teodoro da Silva – Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 22/JAN/2021


Homer é a maior e melhor rede de parcerias imobiliárias do Brasil. Exclusiva e gratuita para corretores de imóveis, a plataforma já conta com mais de 60 mil profissionais cadastrados. O ambiente perfeito para os corretores encontrarem clientes para seus imóveis ou imóveis para seus clientes. E, além de parcerias, também fornecemos capacitação e soluções de crédito para os corretores. Baixe agora nosso app e seja um corretor mais completo.

João Teodoro