Corretor de imóveis Captador x Corretor Vendedor: qual a melhor opção?

Corretor de imóveis Captador x Corretor Vendedor: qual a melhor opção?

Você é um Corretor de imóveis que não gosta de fazer captação? Fica por aqui que hoje o papo é especialmente pra você!

Os questionamentos mais comuns são: “eu prefiro mostrar imóveis para venda do que captar.” Ou, ainda, “eu não gosto de captar”.

De forma geral, o corretor de imóveis que intermedia o processo de venda de um bem imóvel é aquele que apresenta o cliente comprador.

E, o corretor de imóveis captador é aquele que apresenta o proprietário do imóvel.

Existem os termos captar, angaria, prospectar, agenciar, esses termos variam dependendo da região do Brasil, mas o propósito é o mesmo.

E resumidamente é: convencer o proprietário do imóvel que você conseguirá realizar a venda do imóvel dele.

Na verdade são poucos os que se especializam na área de captação de imóveis.

A maioria dos corretores prefere atuar na venda.

E isso é natural pela aparente facilidade de atender uma chamada de um cliente interessado num determinado imóvel à venda, ir apresentar a propriedade e tentar ali conseguir uma proposta de compra do bem.

Por outro lado, também, existem os gestores de imobiliária que separam suas equipes, onde uns focam na captação e os demais na venda.

O alerta mais importante deste artigo é: o segredo da venda de bens imóveis está na excelência da captação.

Se a captação é bem feita, com valor dentro da realidade do mercado, o imóvel é vendido em curto espaço de tempo.

E a captação é sim a fase mais difícil da venda de um bem imóvel, principalmente em tentar convencer o proprietário do imóvel sobre o valor real de venda.

E nisso, conhecimento em avaliação imobiliária é fundamental.

Apresentar um laudo científico e bem embasado, com parecer técnico com preço de mercado, gera maior credibilidade aos proprietários do imóvel.

Leia também:  A A.R.T.E da Captação de Imóveis

Assim, captar imóveis deve ser obrigação de todo corretor de imóveis.

Ao passo em que um corretor vai mostrar um imóvel, é muito comum o cliente comprador ter também um imóvel que deseja vender para realizar o sonho da compra do novo lar.

E, se o profissional não estiver preparado, vai perder aquele imóvel para outro colega mais capacitado.

Você não precisa vender imóveis. Você precisa se vender aos seus clientes. Faça eles desejarem a sua prestação de serviços.

Se você souber se vender como profissional, os clientes (compradores ou vendedores de imóveis), eles vão seguir a sua orientação.

Eles acabam fazendo pesquisas de imóveis nos portais e enviando links de outros anunciantes para que você faça analise e agende visita ao imóvel com a possibilidade de parceria com outros colegas.

Os clientes se tornam seus aliados, corretor de imóveis!

Você sabe se vender? Então invista em você.

Prepare um currículo invejável, treine a se vender no espelho, a se vender para o seu irmão, para a sua namorada, para a sua esposa.

Treine! Saber se vender, saber escutar e dar atenção às pessoas é uma das coisas que lhe fará ter sucesso no mercado imobiliário.

É o que fará você fechar negócios constantemente.

Estude, busque conhecimento sobre o setor imobiliário. Saiba sobre locação de bens imóveis, por exemplo, mesmo que você não trabalhe com locação.

Imagina um cliente investidor que gostou da sua apresentação, mas deseja uma orientação sobre rentabilidade de locação do imóvel que ele deseja adquirir?

Qual rentabilidade você apresentaria?

Qual parâmetro de comparativo com outros tipos de investimentos (ouro, dólar, fundo de renda fixa).

O conhecimento do corretor de imóveis deve ser muito mais amplo do que apenas mostrar imóveis e pegar propostas.

Leia também: Como Prospectar Clientes e aumentar as Vendas

Por fim, os captadores têm a possibilidade de ganhar a remuneração dobrada. Ele ganha pela captação e, em muitos casos, ele ganha pela venda, quando ele também vai apresentar o imóvel a clientes compradores.

Eu entrei no mercado imobiliário e senti muita dificuldade. Muitos colegas não ajudavam, não davam dicas.

E eu comecei a me interessar pela captação, pois os captadores estavam sempre com carro novo, viajavam duas a três vezes por ano.

Mas eu tive que criar um método até que consegui captar 31 imóveis em 28 dias; conseguir exclusividade; honorários mínimos de 6% e tudo com avaliação dentro do preço de mercado.

Eu não queria apenas quantidade. Queria qualidade para gerar resultados positivos.

E, tanto no livro quanto nas palestras, eu mostro na prática como eu fiz e como eu e toda a minha equipe na minha imobiliária fazemos.

E é com essa mesma técnica que eu afirmo que qualquer profissional pode conseguir captar, tranquilamente, pelo menos dois imóveis por semana, o que representa quase cem imóveis na sua carteira em um período de um ano.

Assim, enquanto o captador está de férias, viajando, outros corretores na imobiliária estão mostrando os imóveis em que ele captou.

Ou seja, o captador, mesmo de férias, está ganhando dinheiro.

Pense nisso e possibilite mais rentabilidade e muito mais chances de negócios pra você.

Rodrigo Barreto, corretor, avaliador, presidente da ACI Associação de Corretores de Imóveis em Brasília.

O Homer é a maior e melhor rede de parcerias do Brasil. Exclusiva e gratuita para corretores de imóveis, a plataforma já conta com mais de 50 mil profissionais cadastrados. O ambiente perfeito para os corretores encontrarem clientes para seus imóveis ou imóveis para seus clientes. E, além de parcerias, também fornecemos capacitação e soluções de crédito para os corretores. Baixe agora nosso aplicativo e seja um corretor mais completo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cadastro-homer.png

Rodrigo Barreto