Fim de ano chegou, e agora?

Fim de ano chegou, e agora?

Estamos em dezembro de 2020 e é sempre comum ao final de cada ano fazermos uma avaliação de como foi o ano, as conquistas, realizações, aprendizados, perdas e ganhos.

Especificamente, este foi um grande ano de muitos desafios para todos nós. Principalmente no mercado imobiliário, que no início da pandemia teve que se reinventar para manter ativo o contato com os clientes potenciais e acesa a chama das vendas.

Fato: não foi fácil! Quando começou a pandemia, tivemos o fechamento de mercado, o lockdown, o isolamento social, a desaceleração da economia, a necessidade de entrar no digital, isso atrelado às perspectivas de futuro, o medo, a ansiedade e as preocupações de como tudo iria retomar, de quando as coisas tomariam novos rumos e, diante de tudo isso, tivemos a real necessidade de mudarmos, de sermos indivíduos melhores, de termos o crescimento pessoal e profissional como alicerces ao caos que estávamos enfrentando.

Quando fazemos uma reflexão por todos os meses que enfrentamos, verificamos que tivemos perdas: de pessoas – incluindo pessoas que convivíamos ou conhecíamos – perdas de negócios: vários clientes e amigos empresários que tiveram seus negócios desestruturados.

E no meio de tudo isso podemos ainda ter a prática da resiliência como uma ferramenta fundamental para nosso desenvolvimento.

O conceito de resiliência é: Ser positivo em situações adversas, ou seja, ser inabalado em momentos negativos.

Leia também: controle emocional: você tem, Corretor?

Foram meses de muitos aprendizados e a reflexão é: Foi um ano bom ou ruim? É um ano para esquecer ou lembrar?

Do segundo semestre para cá, tivemos uma onda positiva de lançamentos de novos empreendimentos, com redução das taxas de juros imobiliários e demanda de consumidores reprimidos.

Consumidores que tiveram mais tempo em suas residências e numa mudança de comportamento passaram a observar as reais necessidade de seus lares, o que contribuiu para a aceleração das vendas.

Tudo isso, veio ajudando o retorno da atividade comercial imobiliária.

Muitos corretores e corretoras de imóveis tiveram crescimento de suas vendas e de novas parcerias para atender às demandas de mercado. Facilitando as decisões dos respectivos clientes.

Essa movimentação – lançamentos, demanda reprimida, juros baixos, vontade de trabalhar, parcerias, foco, resiliência… – fez com que o ano de 2020 ficasse marcado pela ágil recuperação de nossos negócios.

Tanto que devemos nos alegrarmos ao vermos que o mercado imobiliário reagiu de forma rápida e positiva em meio ao caos que enfrentamos.

Precisamos neste momento sermos gratos às nossas conquistas. O fato de estarmos com saúde e de termos sobrevividos a tudo isso nos encoraja de termos fé no ano que iniciará.

Respondendo à reflexão citada acima, respondo com a maior tranquilidade e convicção:

2020 foi um ano bom sim! Um ano para deixarmos na lembrança.

Justifico minha afirmação, pelo simples fato de observamos num balanço geral, que tivemos a maior oportunidade dos últimos 20 anos de estarmos mais próximos das pessoas que amamos, de ressignificarmos nossas escolhas, de aprendermos a nos adaptar com velocidade ao novo, de estarmos mais conectados com a natureza e com o divino.

E de buscamos dentro de nós a mudança necessária para nossas vidas.

2020 ficará em nossa memória como um ano de superação!

Hoje somos vencedores! E devemos enxergar as possibilidades de crescimentos para 2021. Que será um novo de boas colheitas.

Em suma, deixo minha certeza de que sua cognição (aprendizagem) foi ampliada e que a mudança é inerente a todos nós! Por isso, a partir de hoje, saia da zona de conforte, mude sua mentalidade, seja mais criativo e acredite no potencial que existe dentro de cada um de nós.

Feliz natal;
Feliz 2021;
Feliz novo ano, novos desafios;
Feliz vendas!

Rodrigo BossHard
Especialista em Inteligência Comercial;
Criatividade e Neurovendas.

Homer é a maior e melhor rede de parcerias imobiliárias do Brasil. Exclusiva e gratuita para corretores de imóveis, a plataforma já conta com mais de 60 mil profissionais cadastrados. O ambiente perfeito para os corretores encontrarem clientes para seus imóveis ou imóveis para seus clientes. E, além de parcerias, também fornecemos capacitação e soluções de crédito para os corretores. Baixe agora nosso app e seja um corretor mais completo.

Rodrigo Bosshard