Atendimento ao cliente: o sorriso ideal para recebê-lo

A primeira fase do atendimento ao cliente é recebê-lo.

É o primeiro contato. É o momento de um cumprimento, de uma abordagem que encoraje o cliente a entrar. É fazê-lo se sentir bem.

Estes momentos iniciais podem fazer com que o cérebro mude a percepção sobre a sua imagem e da empresa.

Imagine você chegar numa empresa e todos estarem com expressões fechadas, preocupadas, cansadas, indiferentes ou até mesmo tristes.

Como você reagiria?  Pense antes de continuar a ler este artigo.

Houve alguma vez que, sem sorrir para alguém, você tenha conseguido simpatia e abertura nos primeiros segundos do relacionamento?

Não falo apenas no atendimento ao cliente. Falo em geral.

Quando você quer conhecer outra pessoa, na sua primeira abordagem é muito comum a expressão de um sorriso apropriado.

Este sorriso nestas situações podem expressar geralmente alegria, prazer, amabilidade, conformidade, contentamento e até mesmo aprovação.

Um sorriso nestes momentos iniciais do atendimento ao cliente pode ser muito mais eficaz que muitas palavras.

No caso de o atendente realmente gostar de atender, de vender, de conhecer e contatar com pessoas, o sorriso pode ser uma reação natural a um estímulo, ou seja, à presença do cliente.

Nestes casos o sorriso é espontâneo. É natural. Não é uma cópia ou algo forçado, mecânico.

O sorriso tem um papel fundamental na primeira fase do atendimento. São segundos que podem ser lidos pelo cliente como agradáveis e prazerosos. Estes segundos podem gerar confiança e abertura necessárias para continuar o processo.

Leia também: Como se tornar um encantador de clientes.

Esta impressão do cliente sobre você neste início pode ser um sinal verde ou vermelho e tenho a certeza que o sorriso apropriado é uma força para o sinal verde.

Um rosto fechado com expressão sisuda e indiferente pode ser um reforço para o sinal vermelho e para levar o cliente para a concorrência.

Além do sorriso, outros aspectos são importantes para o primeiro momento com o cliente, tais como:

  • Aparência física;
  • A roupa;
  • A postura da voz;
  • Conteúdo da conversa inicial;
  • E até mesmo atitudes durante a recepção.

Cada um destes aspectos eu falarei em um artigo de forma detalhada.

A recepção do cliente é o começo de uma nova relação ou a continuação de relações já existentes. Sorria sempre para o seu cliente.

É claro que com o tempo, o sorriso mudará a forma, intensidade e combinação de gestos.

O sorriso transmite significado positivo e positividade. É uma estrada larga e pavimentada para iniciar bem uma relação com o cliente.

Você já sorriu hoje para o seu cliente? Atenda bem, você faz a diferença!

Clézio Amorim é especialista em atendimento de excelência e geração de experiência para o cliente. Autor do livro: 55 maneiras de encantar o seu cliente no atendimento. Professor de conteúdos como atendimento, vendas, negociação, oratória descomplicada e criatividade. Doutorando em turismo e desenvolvimento sustentável – Divide seu viver entre Brasil e Portugal.