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A Transformação Humana no mercado digital

Nunca se falou tanto na transformação digital como neste momento de isolamento social.

Centenas de lives, apresentações e reuniões realizadas através de aplicativos trouxeram essa “tendência de transformação”.

Mas será que esta transformação é mesmo digital? 

Entendemos que o ser humano está em constante crescimento, buscando melhorar cada vez mais através da informação e aplicando isto no seu dia a dia.

Este sucesso está atrelado a sua capacidade de entender o outro e é aí que de fato começa a verdadeira transformação.

Quando falamos em transformação digital não estamos falando somente sobre tecnologia, mas sim como as pessoas se relacionam umas com as outras, usando essa tecnologia para mudar o processo, gerar melhor resultado e otimizar também o seu tempo.

Entender é a fundamental base para um melhor atendimento.

Não são as plataformas que mudam o ser humano, mas sim o próprio ser humano, auxiliado pela tecnologia em diversas formas. 

Com a tecnologia ganhamos mais tempo. E este ganho de tempo podemos usar para inovar, especialmente no nosso atendimento, ouvindo mais o cliente e reformatando o nosso comportamento.

O atendimento ao cliente vem evoluindo cada vez mais, ao longo dos anos. Observemos o quadro abaixo para entender melhor como isso aconteceu.

  • A Evolução do Atendimento ao Cliente 
  • Década de 70: O cliente é uma maldita amolação 
  • Década de 80: Satisfazer os desejos do cliente 
  • Década de 90: Antecipar os desejos do cliente 
  • Década de 00: Comprometer-se com o sucesso do cliente 
  • Década de 10: Extrapolar as expectativas dos clientes.

Hoje este cliente está fortemente conscientizado, sabe de seus direitos e tem uma noção clara do que o mercado oferece, pois está sempre pesquisando ou buscando referências junto à amigos e faz a maior pressão pela qualidade no serviço. 

Quando não acontece a qualidade na prestação de serviço, ele vai para as redes sociais, sim, para aquela mesma que o trouxe até você, e lá ele vai divulgar a insatisfação dele com relação ao seu trabalho/produto/atendimento.

O mundo está cada vez mais antenado e ligado a tecnologia, basta entender o que segue abaixo:

Hoje somos 140 milhões de usuários ativos em mídias sociais:

  • 94% usam smartphones; 
  • 9h17m é o tempo médio diário de uso da Internet;
  • 98% assistem vídeos online;
  • 43% já transferiram dinheiro de forma online; 
  • 38% já fez uma compra através do celular.

 Quer seja digital ou humana, o que devemos entender é que existe uma necessidade de transformação generalizada, focando em suprir uma carência latente de atendimento, cuidado e atenção para com o cliente. 

Então, entendido isso, você tem a opção de sair na frente e criar esta conexão, pois afinal estar conectado faz parte deste jogo.

Paulo Roberto – CEO do Avalion

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