Vivendo e aprendendo, SEMPRE!

Vivendo e aprendendo, SEMPRE!

Recentemente, a PUCRS brindou-nos com duas interessantes videoconferências. A primeira, com Lendro Karnal, professor, historiador e palestrante; a segunda, com Luiza Helena Trajano, empresária, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza. Ambos pontuaram oito relevantes conceitos para o nosso dia-a-dia profissional e empresarial. Neste artigo (I), tentamos resumir os ensinamentos transmitidos na primeira vídeo-aula.

Baixe Gratuitamente: Ebook – Guia de Gramática para Corretores de Imóveis

Karnal fala de estratégia (1) como a capacidade de identificar novos cenários, como o da atual pandemia, que mudam drasticamente relações pessoais e profissionais, e a eles se adaptar, utilizando-se dos recursos disponíveis. Resume adaptabilidade (2) como a capacidade de se moldar a novas realidades, identificadas pela visão estratégica, e seguir com as ações, com a mentalidade aberta à mudança.

Aborda a Produtividade e gestão do tempo (3) como a competência para organizar o tempo de forma otimizada, selecionando e priorizando o foco estabelecido, a fim de, mesmo sob o efeito de mudanças, manter-se à frente da atividade, como profissional ou empresário. Define a Inteligência emocional (4), tema central de debates e escritos do harvardiano, ph.D.¹, Daniel Goleman, como a capacidade de identificar os próprios sentimentos e controlar emoções negativas, como raiva e estresse, superando o medo e a resistência a mudanças, em meio a crises e problemas de relacionamento com familiares e colegas. Pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Leia também: Corretor de imóveis: garanta hoje as suas vendas de amanhã!

Resiliência (5). É a capacidade de tolerar e resistir às dificuldades com a consciência de que os bons resultados não se obtêm de imediato, mas ao longo do tempo. É importante insistir no desenvolvimento, mesmo quando não parece fácil. A repetição é a base da perfeição.  Autonomia (6), segundo Karnal, é a capacidade de tornar-se dono e protagonista de seu próprio projeto profissional, empresarial e de vida. Em meios a desafios e dificuldades para todos, ninguém se importará com problemas alheios. Por isso, cada um que cuide de si, com autonomia. 

Aprendizagem (7). O mestre ensina que a absorção e prática das competências acima, de forma combinada, promovem o aprendizado e a evolução em ritmo bem mais veloz do que a média das pessoas pode conseguir. Estar pronto para aprender, investir em si mesmo e se desenvolver continuamente é o que diferencia as pessoas de sucesso das demais. 

Leia também: Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor e impacta o dia a dia dos corretores

Segundo a CATHO², a renda cresce, em média, 10 a 15% para cada ano de estudo; 70% dos cargos de liderança são ocupados por pessoas que têm pós-graduação; profissionais e empregados com pós-graduação ou MBA³ ganham em média 47% a mais. São muitas as evidências de que há uma forte relação positiva entre aprender, qualificar-se, conquistar sucesso profissional ou empresarial e aumentar a própria renda. São fatos que revelam a importância da estratégia do desenvolvimento e da aprendizagem. 

Karnal conclui, explicando que a Curadoria (8) é a disposição para aprender e a capacidade de fazer com que a aprendizagem seja mais produtiva, selecionando os conhecimentos e conteúdos mais importantes ao contexto de cada um, de maneira estratégica, em meio ao excesso de informações. 

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 7.SET.2020

1. ph.D. – Philosophy Doctor, embora nem sempre seja doutor em filosofia; 2. CATHO -Site brasileiro de classificados de empregos; 3. MBAMaster Business Administration.


Homer é a maior e melhor rede de parcerias do Brasil. Exclusiva e gratuita para corretores de imóveis, a plataforma já conta com mais de 50 mil profissionais cadastrados. O ambiente perfeito para os corretores encontrarem clientes para seus imóveis ou imóveis para seus clientes. E, além de parcerias, também fornecemos capacitação e soluções de crédito para os corretores. Baixe agora nosso app e seja um corretor mais completo.

João Teodoro