DigitalMente Humana. A era das pessoas no marketing digital

DigitalMente Humana. A era das pessoas no marketing digital

Ano novo, planejamento novo, expectativas a mil. Mas a pergunta é sempre a mesma: quais as tendências do marketing para 2020? Onde investir os recursos para obter melhores resultados? Afinal, as mudanças estão cada dia mais rápidas e se não ficarmos atentos, a tendência passa a ser negativa, com investimentos incorretos e prejuízos certos!

Quando pensamos em tendências, costumo sempre a dizer: a tendência quem dita é o consumidor. O marketing precisa é ficar de olho nele, fazer essa leitura de necessidade e transformar isso em ferramentas que possam atende-lo dentro das suas expectativas. 

Baixe agora: E-book gratuito – Marketing digital para Corretores de Imóveis

Pensando que atualmente, 52% das pessoas não conseguem ficar mais de 15 minutos sem seu smartphone, e destas, 15% não conseguem ficar nenhum minuto (dados do Conecta Imobi 2019), eis aqui a primeira dica: tudo precisa ser desenvolvido para smartphone, até porque, os aplicativos de mensagens continuam no topo das tendências. O WhatsApp tinha, até outubro do ano passado, mais de 1.6 milhão de usuários. Corretores e imobiliárias cada dia mais têm usado o ‘zap-zap’ até em substituição aos e-mails, pois com o aplicativo é mais fácil conversar one-to-one com os clientes, mandar mensagens personalizadas, criar listas, mandar fotos, vídeos, áudios e até fazer reuniões. Use a abuse dos APPs de chat, mas lembre-se que a tolerância do cliente por uma resposta é bem curtinha: 19 segundos.

Uma segunda tendência que percebo, é o marketing de influência. Antes de fazer um negócio, os clientes buscam saber qual é a opinião dos influenciadores a respeito de determinada empresa, empreendimento, marca. E uma grande parte delas adquire um produto porque foi recomendado por alguém. Mas então, não adianta eu mesma falar do meu imóvel, da minha imobiliária? Claro que é valido, mas o que as pessoas querem de fato saber é o que os outros falam de você, qual foi a experiência vivida e quem recomenda ou não você ou sua empresa. Para isso, você pode fazer uso de influenciadores digitais (pesquise muito antes!), ou utilizar aqueles clientes supersatisfeitos com o seu trabalho e pedir um depoimento positivo. Afinal, ele está feliz contigo e você ainda fará aquela ‘média’ com ele. 

Seguindo por essa linha, esses depoimentos podem ser feitos em vídeo, outra grande tendência do marketing para 2020. E não é apenas YouTube, apesar que ele é o mais utilizado, mas você pode usar e abusar dos stories do Instagram e do Facebook, o IGTV para fazer lives ou vídeos maiores, inclusive publicar vídeos de imóveis. Dica para esta tendência: escreva artigos no seu blog, com link para os vídeos que você publicou nos canais sociais. Também é muito válido transcrever o conteúdo do vídeo para contribuir para SEO do seu site.

Saiba mais: Como vender mais usando Parcerias Imobiliárias

Mas, e os canais sociais? Vão bem, obrigada. Continuam sendo a porta de entrada principal. Instagram crescendo cada dia mais, deixando Facebook na desvantagem da audiência. Porém, ainda fazem parte da mesma família e por isso, dividem ainda as verbas. LinkedIn, cada dia mais forte, especialmente para fortalecimento de marca e autoridade em assuntos distintos. E um velho conhecido vem chegando nas primeiras filas da preferência dos usuários, o Pinterest. Logo, use e abuse do Instagram (Facebook vem na carona), reveja sua estratégia de LinkedIn e abra já sua conta no Pinterest para dividir imagens lindas que poderão influenciar (gratuitamente) seus possíveis novos clientes.

Estão ainda entre as tendências, as buscas por voz, os podcasts, o marketing de engajamento, os chatbots, entre muitas outras novidades que surgem com a velocidade da luz. Mas, como utilizar isso tudo? A resposta é: não utilize tudo. Utilize aquilo que está dentro do contexto do seu público, entenda o que ele quer, relacione-se usando a tecnologia que ele prefere e lembre-se que apesar disso tudo, você trata com pessoas. E a tecnologia pode ser digital, mas a percepção das pessoas continua sendo analógica.

Escrito por Tatiana Gielow, jornalista e CEO da Basetag Marketing, especialista em marketing imobiliário


Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Tatiana Gelow