Quebrando o “círculo vicioso” do mercado

Quebrando o “círculo vicioso” do mercado

Nós, corretores de imóveis, enfrentamos muitas vezes em nosso cotidiano algo que desafia nossa habilidade em fazer a venda de um determinado imóvel. Quem nunca se deparou com aquela situação em que o proprietário de um imóvel à venda diz assim: “Só vendo o meu imóvel se achar outro que me interesse…” ou “Só compro esse imóvel se vender o meu primeiro…” A grande maioria de nós já passou por isso e sabemos o quanto isso dificulta a prática natural da corretagem.

Trata-se de uma espécie de círculo vicioso pois, na medida em que o proprietário encontra imóveis que o agradam ou surgem pretendentes que queiram comprar seu imóvel, o negócio não acontece, pois ainda precisa vender seu bem antes de fazer aquele negócio que surgiu diante dele, o que, na maioria das vezes, resulta em perda de tempo e oportunidades.

Leia também: 6 erros na corretagem que você provavelmente está cometendo!

Como dizia o saudoso mestre Ari Travassos, tudo é muito fácil de se explicar. Um comprador interessado em adquirir uma propriedade para residir o está fazendo para mudar logo, não só pelo interesse na propriedade, mas também porque está envolvido com uma série de condicionantes, como a escola dos filhos, não estar bem instalado como gostaria etc. Então, quando ele encontra o imóvel que julga servir ao seu gosto e da sua família, não quer aguardar que o proprietário ainda vá procurar e escolher um para comprar, pois não sabe o dia em que isso acontecerá, e não pode ficar aguardando tal circunstância.

Portanto, a melhor forma de quebrar esse círculo vicioso, trazendo as relações imobiliárias para a devida harmonia e conseqüente realização dos sonhos dos clientes e satisfação de todos os envolvidos é orientar o proprietário a primeiramente vender o seu imóvel, para depois comprar. O proprietário que pensa em vender casado com a compra encontrará extremas dificuldades pelos motivos expostos e por muitos outros.

E-book gratuito: Conquistando clientes no mercado imobiliário

O proprietário também não deve temer ficar sem um imóvel para comprar depois da venda do seu, porque, uma vez que tenha recursos em mãos para uma aquisição imediata, não faltarão imóveis e profissionais corretores de imóveis para encontrar seu imóvel ideal.

Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!


Fabrício Junqueira é corretor de imóveis há 9 anos, atuando no segmento de compra e venda de imóveis usados. É Delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro, em Itaipava e colunista da tradicional coluna “Cantinho do Corretor”, do Jornal Tribuna de Petrópolis”. Fabrício é nosso colunista convidado aos sábados no Blog Homer.

Colunista