Os pilares de uma venda eficaz

Os pilares de uma venda eficaz

O corretor de imóveis lida em seu cotidiano com clientes com as mais diversas peculiaridades.

Falando mais precisamente dos clientes que desejam levar seu imóvel à venda, o profissional corretor encontra situações que vão desde o cliente que não tem pressa para vender, até o cliente que precisa vender “para ontem”; clientes com a documentação em dia, clientes sem documentação; imóveis reformados e outros que precisam de obras. Enfim, todas essas situações, por vezes, podem deixar o corretor sem uma referência de quais são os pontos mais importantes que ele deve analisar para ter sucesso na venda.

Leia também: 6 erros na corretagem que você provavelmente está cometendo!

O fato é que, de todas as circunstâncias que podem surgir para o corretor quando for captar um imóvel para venda, duas são as mais importantes para que ele tenha eficácia e consiga vender esse imóvel. São verdadeiros “pilares” de sustentação da venda desse imóvel no mercado imobiliário.

São eles: uma documentação desembaraçada e o anúncio pelo correto preço de mercado!

Uma documentação desembaraçada permite com que esse imóvel que está sendo levado à venda tenha, de fato, a transação concluída. Isto porque o comprador poderá obter sua escritura definitiva no cartório ou o contrato de compra e venda no banco ao final da compra, levando a registro e finalizando a negociação. Já uma documentação embaraçada (ex.: em inventário ou sem o registro regularizado no cartório), impede que o comprador obtenha sua escritura ou financie a compra pelo banco. Portanto, ainda que o imóvel esteja em perfeito estado de conservação ou seja muito bem divulgado para venda, não poderá ser vendido de maneira adequada, fazendo o comprador perder dinheiro.

E-book gratuito: Conquistando clientes no mercado imobiliário

Na mesma medida, um imóvel que é anunciado no mercado fora do seu correto preço faz com que o mesmo fique por um longo período de tempo sem conseguir atingir o objetivo, que é vender, frustrando, assim, o proprietário do imóvel, o corretor de imóveis (que é um profissional que vive de venda) e o próprio mercado imobiliário, que fica ocioso e em crise. E isso porque ninguém compra um imóvel fora de preço! Com a internet, temos acesso a centenas de opções de imóveis à venda há apenas alguns cliques e um imóvel que está anunciado fora do preço é facilmente percebido pelo público comprador e devidamente desprezado. Já um imóvel anunciado dentro do preço certo de mercado faz com que seja imediatamente procurado pelo público comprador e rapidamente receba visitas e propostas de reais pretendentes à compra.

Portanto, não deixe nunca de observar esses dois “pilares” para promover a venda de um imóvel sempre de maneira eficaz

DICA BÔNUS:  Esses pilares apresentados te ajudam a promover seu imóvel, mas separamos uma dica especial para facilitar ainda mais a sua venda: a parceria imobiliária.

Um anúncio adequado, certamente, vai atrair corretores que possuem clientes interessados no que você está ofertando, mas essa prática, muito normal em mercados maiores, como, Estados Unidos, ainda gera inseguranças em muito corretores brasileiros. A solução para fechar mais negócios com segurança é muito fácil: experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!


Fabrício Junqueira é corretor de imóveis há 9 anos, atuando no segmento de compra e venda de imóveis usados. É Delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro, em Itaipava e colunista da tradicional coluna “Cantinho do Corretor”, do Jornal Tribuna de Petrópolis”. Fabrício é nosso colunista convidado aos sábados no Blog Homer.

Colunista