Prefeitura do Rio lança pagamento online do ITBI

Prefeitura do Rio lança pagamento online do ITBI

homer-parcerias-imobiliarias

O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é um dos tributos que fazem parte do processo de compra e venda de um imóvel, logo, todo corretor de imóveis deve estar pronto para esclarecer as dúvidas dos seus clientes e explicar como esse processo funciona.

Leia também: Foco no Comprador x Foco no Vendedor: Qual é a diferença?

Em 2019, a Secretaria municipal de Fazenda do Rio de Janeiro passou a oferecer na internet as guias para pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Com essa mudança, o documento que antes era encaminhado a uma única agência bancária localizada na sede da prefeitura, na Cidade Nova, já pode, após o prazo para análise e processamento, ser impresso pelo contribuinte.

A verificação do pagamento também sofreu mudança nos cartórios: agora passam a exigir a Certidão de Pagamento do ITBI e verificar a autenticidade do documento no site da Secretaria municipal de Fazenda.

FONTE: Jornal Extra e Prefeitura do Rio

Confira mais informações no site da prefeitura do Rio: http://prefeitura.rio/web/smf

Mas quem paga o ITBI?

Um ponto que pode gerar muitas dúvidas é quem é o responsável pelo pagamento do ITBI: O vendedor ou o comprador?

Geralmente, quem paga o ITBI é o comprador. Mas pode haver alguma negociação entre as partes para ser definido quem ficará responsável pelo pagamento do imposto. Caso você vá fazer a negociação da compra de um imóvel, fique atento nesse detalhe e converse com ambas as partes para definirem esse ponto e evitar desentendimento futuro.

Veja também: Lista gratuita – 5 ferramentas para facilitar a rotina do corretor

Em alguns casos específicos podem ocorre a isenção de ITBI, como, por exemplo, para as pessoas que compram imóveis com financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), como o programa Minha Casa Minha Vida.


Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Colunista