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3 Dicas para divulgar seu imóvel

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Se você já conseguiu fazer uma boa captação, ou seja, tem um imóvel na sua área de posicionamento, com preço de mercado e proprietário motivado, você precisa seguir para o próximo passo: realizar a venda! Mas, antes da venda, você precisa achar o comprador para o seu imóvel, certo?

Existem várias formas de se buscar um comprador, e as 3 dicas que darei são apenas algumas dessas formas, mas que considero que podem ser certeiras e duradouras, afinal, não queremos apenas uma transação – queremos construir uma carreira nesse mercado!

Então, vamos lá. Os 3 principais pilares, na minha opinião, são:

Planejamento | Execução | Parceria

Para mim, esses são os aspectos principais para o sucesso de uma venda. Resumindo em uma frase, poderíamos dizer que “precisamos planejar nossas ações, executá-las segundo nosso plano e explorar as parcerias antigas e cultivar novas.” Dessa forma, conseguimos criar uma rotina. Assim como o maquinário de um relógio, que funciona constantemente, dessa forma deve ser nosso trabalho – constante, vivo, contínuo.

Vamos entender ponto a ponto desses 3 pilares e como aplicá-los no nosso dia a dia.

Planejamento

Quem é o Público do imóvel que você captou? Qual é o perfil de moradores desse prédio ou região? Que ações vou tomar para divulgar esse imóvel? Onde encontro as pessoas que comprariam esse produto? Essas são algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo, ou para um colega, para tentar entender quais ações você deverá tomar para certo imóvel. Existem inúmeras ações que podemos tomar para divulgar um imóvel, mas algumas eu considero como essenciais, aquelas que devem ser básicas em qualquer captação, que são:

Fotos profissionais – As fotos serão as primeiras impressões que seus clientes terão de seu imóvel – não negligencie isso. O custo x benefício de um fotógrafo profissional é indiscutível.

Texto Descritivo – Fuja da mesmice de “apartamento de 3 quartos 2 suítes 2 vagas em Perdizes” e conte um pouco ao futuro comprador como é viver nesse apartamento, tente mostrar um pouco dessa experiência.

Anúncios Online – Seja qual for a maneira como você expõe seus imóveis, eles devem estar anunciados na internet. Entenda onde o seu público está (portais, Instagram, seu site, Facebook, etc) e insira seu anúncio nessas plataformas. Com as ações planejadas, sempre pensando em um prazo de 3- 6 meses a frente, com ações realizadas todas as semanas, você pode partir para o segundo passo: Execução!

Execução

Planejar é um passo importantíssimo, mas de nada serve se você não colocar em prática as ações que planejou.

O ponto principal da execução é de fato aplicar tudo que você se propôs a fazer. Temos que ter uma coisa em mente: controlamos as ações, os resultados são consequência.

Ou seja, está nas suas mãos ir e fazer, mas o resultado disso, nós não podemos garantir. Então, após você ter captado um imóvel precificado, no seu posicionamento, com proprietário motivado, após você ter planejado o que irá realizar para buscar os compradores para esse imóvel, está na hora de iniciar o processo.

Como primeiro passo da execução, faça o básico – Fotos, anúncios, texto, apresentação do imóvel para os colegas, placa, etc. Após isso, seja criativo! Busque cada vez mais formas de divulgar suas captações e trazer novos compradores. Acredito que o seu marketing, independente de captação, deve ser contínuo. Então, como sugestão, procure ser presente nas redes sociais, utilize uma plataforma de e-mail marketing, converse sempre com seus clientes e, assim, sua taxa de conversão será muito maior.

Como última dica para uma boa divulgação dos seus imóveis, devemos buscar cada vez mais Parcerias. Vou te explicar como suas parcerias podem te ajudar a alavancar ainda mais seus resultados!

Parcerias

Eu acredito que nós temos uma escolha dentro do mercado

Imobiliário em relação aos outros profissionais. Para mim, podemos escolher ser uma coisa ou outra. Podemos escolher ser concorrentes ou Parceiros.

De uma maneira, um lado sempre sairá perdendo. De outra maneira, todos sairão ganhando. Eu acredito que é sempre melhor encararmos os outros corretores e imobiliárias como parceiros. Mas, parceria se desenvolve com relacionamento, com contato! Portanto, para conseguir explorar cada vez mais suas parcerias, é preciso que você se relacione com os corretores parceiros. E lembre-se: parceria é uma via de mão dupla. Se você trabalha focado em proprietários e deseja que os parceiros vendam suas captações, quando você tiver um cliente comprador que não gostar de uma de suas captações, você deverá recorrer aos seus parceiros para mostrar os imóveis que eles captaram também! Uma relação, de fato, ganha-ganha, não acha?

Todo corretor de imóvel tem clientes compradores, mas são poucos os bons produtos do mercado. Se você tem bons produtos, os distribua ao mercado. Pense em utilizar uma plataforma de e-mail marketing para dar esses imóveis a seus parceiros. Ligue sempre e entenda qual é a demanda deles.

Seguindo os 3 passos para uma boa divulgação, você conseguirá alavancar ainda mais seus resultados. E, mais importante, crie um padrão e uma rotina desses 3 pontos, assim você terá resultados contínuos e em constante desenvolvimento.

Todo corretor de imóvel tem clientes compradores, mas são poucos os bons produtos do mercado. Se você tem bons produtos, os distribua ao mercado. Pense em utilizar uma plataforma de e-mail marketing para dar esses imóveis a seus parceiros. Ligue sempre e entenda qual é a demanda deles.

Existem várias maneiras de encontrar novos parceiros. Por exemplo, o aplicativo Homer é uma excelente ferramenta para prospectar novos parceiros e dividir seus imóveis com outros corretores. Como falamos, a parceria deve ser uma via de mão dupla, pensando assim , na plataforma, você pode buscar parceiros com compradores para suas captações ou com captações para seus compradores.


Vinicius Capella é empreendedor com interesse pelas transformações do mercado imobiliário e desenvolvimento dos profissionais da área. Palestrante atuante nos eventos da RE/MAX Brasil. Broker e sócio na RE/MAX, Capella é nosso colunista convidado às terças feiras no Blog Homer.

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