Você sabe o que é LIG?

Você sabe o que é LIG?

homer-parcerias-imobiliarias

No mercado imobiliário existem algumas modalidades de títulos de renda para ajudar o cliente no financiamento de compra, como: Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Apresentaremos a Letra Imobiliária Garantida (LIG), um novo tipo de investimento que surgiu em 2014 por meio de uma medida provisória, foi regulamentada em 2017 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), disponibilizada pela primeira vez no banco Santander em 2018 para ampliar as fontes de mercado e financiar as compras de imóveis.

SAIBA MAIS: Novo limite de financiamento de imóvel com FGTS

O que é Letra Imobiliária Garantida?

Letra Imobiliária Garantida são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras com a finalidade de injetar recursos no mercado imobiliário, sendo isentas de impostos de renda para pessoa física. E de acordo com a Resolução n° 4.598 do Banco Central, elas podem ser emitidas por:

    • Bancos múltiplos;
    • Bancos de investimento;
    • Bancos comerciais;
    • Sociedades de crédito;
    • Financiamento e investimento;
    • Companhias hipotecárias;
    • Caixas econômicas e associações de poupança e empréstimo.

A LIG representa os chamados covered bonds, instrumentos de financiamento de longo prazo com longa tradição internacionalmente e reconhecida em particular na Europa, agora sendo investida no Brasil.

Baixe agora nosso e-book gratuito: Tipos de financiamento imobiliário

A principal vantagem da LIG em relação a outros instrumentos que já estão no mercado, é a segurança que dá ao cliente. Ela proporciona dupla garantia: além do banco que emitiu os títulos, a aplicação é assegurada por uma carteira de créditos imobiliários que não está associada ao patrimônio da instituição financeira. Podendo então movimentar mais o mercado imobiliário, facilitando a compra do imóvel de seu cliente e aumentando sua venda.


Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Colunista