Questões chave que todo cliente quer saber

Questões chave que todo cliente quer saber

homer-parcerias-imobiliarias

Sabemos que a compra de uma casa é o principal sonho de seus clientes. Mas junto com o sonho, vem às dúvidas! Você, como corretor, precisa estar apto a responder essas questões que vão surgir com o passar da negociação.

Separamos algumas questões que os clientes podem te perguntar durante uma negociação. Para que você não seja pego de surpresa, é bom ter as respostas em mente. E assim, transmitir confiança e credibilidade para aquele cliente indeciso.

O que é contrato de compra e venda?

Esse documento é muito importante, pois garante ao comprador que ele receba o imóvel depois de ter feito o pagamento. Ou seja, trata-se de um compromisso assinado em contrato, comprometendo uma pessoa a adquirir o bem, e outra a transferir o imóvel após recebimento do valor conforme as condições previamente combinadas.

CONFIRA: Itens da escritura de compra e venda

O que é escritura definitiva?

Enquanto o contrato de compra e venda dá segurança para ambas as partes, a escritura definitiva é o documento que transmite definitivamente um imóvel a outra pessoa. Ele deve ser lavrado em tabelionato e é muito importante para garantir os direitos do cliente, evitando discussões sobre o imóvel na justiça.

O que é um imóvel na planta?

É o imóvel comercializado durante a fase de lançamento, ou seja, antes do início da construção.

LEIA TAMBÉM: Estratégias que podem te ajudar a vender imóveis na planta

Quais são as formas de pagamento disponíveis?

Cite às formas disponíveis para o cliente do imóvel que ele deseja adquirir, se à vista, por financiamento imobiliário ou até mesmo dação (quando você utiliza o seu imóvel usado como parte do pagamento na compra de um outro). Essa questão é muito importante para você fechar o melhor negócio de acordo com as suas condições dele.

Os financiamentos oferecidos no mercado apresentam as mesmas taxas de juros?

O consumidor deve estar atento e bem informado sobre a taxa de juros a ser aplicada ao seu contrato de financiamento que normalmente terá um médio ou longo prazo para pagamento.
O mercado oferece muitas opções de planos, prazos e taxas de juros que entretanto, se alteram frequentemente. Verifica-se, via de regra, que o chamado SFH (Sistema Financeiro da Habitação) ao utilizar recursos dos depósitos das cadernetas de poupança oferece taxas de juros menores que os financiamentos oferecidos na modalidade de Carteira Hipotecária e SFI (Sistema Financeiro Imobiliário).

O que é Incorporação Imobiliária?

O termo é para atividades realizadas em promover ou construir edificações compostas de unidades autônomas. Ou seja, uma pessoa física ou jurídica, chamada de incorporador, se compromete a construir em terreno de outra pessoa para fins de venda.
Para seu cliente, é importante você não só explicar esse conceito, mas também informá-lo da existência do documento de incorporação imobiliária registrado em cartório, que o assegura sobre a legalidade do projeto e a idoneidade do incorporador.

O que é registro de imóveis em detalhes?

Registro que visa comprovar em detalhe às responsabilidades do comprador e vendedor após a venda, documento esse para a conclusão do contrato de compra e venda. Explicitando assim, suas obrigações perante às diretrizes do imóvel.

BAIXE AGORA: E-Book: Registro de Imóveis em Detalhes

O que é laudo de avaliação de imóveis?

O laudo de avaliação, busca esclarecer o valor exato de quanto vale um imóvel, grande parte dos clientes hoje, buscam saber o real valor de sua propriedade, até para ocasiões como partilhar a herança.

CONFIRA: O que é laudo de avaliação de imóveis?

O que faz um avaliador de imóveis?

Antes de obter o laudo contendo todas às informações de valor que o imóvel possui, é necessário de um especialista em avaliação de imóvel. Para isso, existe o Avaliador de imóveis. Qualquer pessoa pode fazer o curso para esse setor, mas para obter o registro do CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis), é preciso ser corretor de imóveis tendo em dia seu registro no CRECI.

SAIBA MAIS: O que faz um avaliador de imóveis?


Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui!

Colunista