Como surgiu o dia do corretor de imóveis

Como surgiu o dia do corretor de imóveis

 

Mas por que esse dia?  Não foi aleatório: 27 de agosto se tornou o dia de celebrar essa profissão pois nessa mesma data, em 1962, ela foi regulamentada com o Decreto de Lei nº 4116. Foi assim também que surgiu o Conselho Federal e os CRECIs pelo país.

É uma data a ser celebrada, pois por muitos anos os corretores tiveram que lutar para que sua profissão fosse regularizada. Há registros que mostram o processo de validação desde 1951, quando surge uma proposta de lei pedindo a mesma, assim como a definição legal dos direitos e deveres (Lei nº 1185).

Apesar da data ser importante, saiba que não é mais essa lei que está vigente, por ter sido acusada de inconstitucionalidade. Felizmente, ela foi substituída pelo Decreto nº 6530/2008.

Um pouco da história da profissão:

Historiadores divergem: há quem diga que a profissão surgiu no começo do século XX, com a necessidade de ter essa figura intermediadora no processo de compra e venda de imóveis, já que o mercado imobiliário ficava cada vez mais forte.

Mas há quem vá além e afirme que a profissão não é assim tão moderna, tendo origens já na Roma antiga. Nesse momento, porém, a função de intermediador era uma atividade ocasional, nunca sendo uma profissão única de alguém.

No Brasil, foi na época de Getúlio Vargas, na segunda vez que se tornou presidente, que temos registros dos primeiros corretores. É então em meio ao governo iniciou o pensamento das leis trabalhistas que temos o início da movimentação desses profissionais, que buscaram e merecem reconhecimento.

 

Colunista