Pós venda: Como manter seus clientes fidelizados

Pós venda: Como manter seus clientes fidelizados

No mercado imobiliário é comum o corretor não ter contato com o cliente após o encerramento da venda, uma vez que um imóvel não é um produto de demanda recorrente pela mesma pessoa. Quem acabou de comprar uma casa, pouco provavelmente estará buscando comprar outra nos próximos anos. Mas perder o contato com esses clientes de sucesso é deixar passar oportunidades.

O mercado é concorrido e a profissão do corretor infelizmente não é sempre valorizada, por isso o maior diferencial do corretor deve ser o impacto positivo que causa em seus clientes, deixando lembranças positivas. Essas memórias são a maior força para ajudar no pós-venda- são elas que podem te garantir indicações dos mesmos clientes.

Portanto, sim, sua atitude durante a negociação é muito importante, mas após a venda também! Há formas de se manter na memória dos seus clientes após o encerramento do negócio, pensando na relação pós venda como uma estratégia:

VIRE REFERÊNCIA

Ajude-o na documentação e seja solícito, esclarecendo dúvidas e se colocando à disposição para outras futuras. Você ser a referência dele da área pode gerar encontros novos encontros mesmo já tendo fechado a venda, o que te permite nutrir essa relação e obter disso indicações ou outros possíveis negócios.

PRODUZA OU REPASSE CONTEÚDO RELEVANTE

Uma alternativa para continuar esse contato é fazê-lo através de um Mail Marketing ou pelas redes sociais. A ideia é enviar aos seus clientes conteúdo relevante para eles, como notícias positivas sobre o bairro onde compraram o imóvel, notícias que eles possam se beneficiar (notícias sobre a economia, por exemplo). É importante que esse conteúdo seja realmente relevante, e isso exige muito empenho do corretor, mas pode valer a pena e não precisa ser constante.

NÃO SUMA, MAS NÃO SE APEGUE

O relacionamento pós-venda não deve basear-se em se fazer presente o tempo todo. A opção do mail marketing, por exemplo, se feito com muita frequência, pode fazer seu cliente ter uma impressão negativa de você- “eu já comprei o imóvel, o que mais ele quer?”.

Você não quer que te vejam como chato, mas como útil. É necessário usar o bom senso e se perguntar se o que tem a passar é útil, ou se você gostaria de ser abordado de tal forma, em tal horário. Não deixe de dar tempo e  espaço, você só precisa que eles pensem em você quando precisarem de um corretor, não durante o jantar.

LEMBRANCINHAS

É carinhoso mostrar que se importa com os seus clientes. Se a relação da venda já foi boa, pode pegar bem você lembrar do aniversário dele ou do novo bebê do casal, por exemplo. Mas carinho pode sim ser demais: não exagere nos presentes para não passar a ideia de que seu ato foi por puro interesse.

Colunista