Como iniciar uma conversa com o seu cliente

Como iniciar uma conversa com o seu cliente

A maneira ideal para iniciar um negócio é mostrando simpatia, mas muitas vezes parece difícil iniciar uma conversa amigável, principalmente quando estamos indo com a cabeça preparada para trabalhar.

É necessário então achar o equilíbrio entre o seu interesse principal e amenidades que possam gerar simpatia e empatia, sendo essa última a principal chave de qualquer boa conversa.

  • Pergunte sobre o seu cliente, mas queira realmente saber.

O principal segredo para iniciar uma boa conversa com um desconhecido é realmente estar interessado nele. Se tratando de uma situação de trabalho, é claro que temos um interesse principal que é fechar um negócio, mas é necessário minimamente deixá-lo de lado para voltar a atenção ao seu cliente. Priorize se preocupar com como o seu negócio pode servir a ele. E para isso, é preciso saber sobre a sua pessoa.

“O que você faz?” ou “Em que negócio você está?” são perguntas básicas, mas essenciais para entender mais sobre ele. E se você de fato se empenhar a se interessar por ele, a conversa fluirá muito mais tranquilamente. Seja curioso, não presunçoso. Entenda a troca de informações como um ganho de saber para você, isso vai te levar a se interessar genuinamente por ele- e ele verá isso, se sentindo envolvido na conversa.

Mas, claro, tenha bom senso. Perguntas sobre quanto ele ganha podem ser invasivas. Esteja sempre atento para não passar de limites.

  • Faça alguma observação que indique que você já fez planos para os negócios

Uma vez que você tenha começado a conversa já voltada para os negócios, você pode continuar com uma pergunta que mostre seu trabalho, que você está atento para melhor atendê-lo, ou ainda que já veio pronto para isso. 

Quando você já tem informações sobre o seu cliente, inicie a conversa mostrando que já se preocupou em iniciar seu trabalho. Mas o faça de forma aberta, indicando que não queria assumir seus gostos de forma alguma. É possível ainda envolver elogios nesse momento.

Por exemplo, se estiver atendendo um casal com filhos que procura por um apartamento, você pode falar que reuniu locais com um bom ambiente para crianças- isso mostra que já iniciou seu trabalho e foi atencioso.

Se não conhece nada do seu cliente, as perguntas anteriores são essenciais para então seguir com esta.

Colunista