Dicas de fotografia de imóveis

Dicas de fotografia de imóveis

Nesses tempos onde nos comunicamos por whatsapp, os clientes não necessariamente esperam até a visita para ver um imóvel. Eles pedem fotos do local junto às informações do mesmo, pois a fotografia fala muito mais que as descrições mais minuciosas. No Homer você pode compartilhar fotos com suas possíveis parcerias!

CONFIRA: INFOGRÁFICO DE DICAS DE FOTOGRAFIA, ACESSE AQUI.

Portanto, é bom atentar-se a valorizar o seu imóvel através das fotos que tira dele. Separamos aqui algumas dicas para fotografar com qualidade, prestando atenção em alguns poucos detalhes.

Começamos pelo básico: a limpeza e organização do seu imóvel. Ao registrá-lo com sua câmera, é importante primeiro procurar ver se não há alguma bagunça à mostra: quadros tortos, móveis mal dispostos, toalhas no banheiro, objetos do dia a dia… Todas essas coisas normais no cotidiano da casa acabam sendo uma distração para quem quer observar o espaço e se imaginar ali com o frescor de casa nova que se espera.

Ainda que não haja “bagunça”, a ideia de organização toca também no excesso de informação. A imagem conter muitos móveis ou adereços acaba sendo uma distração para o espectador e, principalmente, podem criar a sensação de que o espaço é apertado. Libere o espaço do cômodo, deixando somente o necessário.

O tópico mais importante quando se fala de fotografia é o da iluminação. Esse é o maior problema das fotografias digitais, pois é preciso entender como usar a luz ao seu favor.

Primeiro de tudo: não fotografe contra a luz. Quando tentamos fotografar em direção a luz, acabamos escurecendo todo o resto do ambiente por onde a luz não entra. É o caso de quem tenta fotografar uma parede com janela onde entra luz.

Para a fotografia, a luz natural não basta. Ainda que o cômodo esteja claro para quem está nele, pode parecer escuro na foto. É importante garantir que a luz ambiente não seja sua única fonte de luz, pois se assim for não irá ser suficiente. O ideal é acender todas as luzes da casa, mesmo que fotografando de dia, e até mesmo usando o flash junto a elas.

Veja o errado e o certo:

O terceiro ponto que deve-se prestar atenção é o enquadramento da sua foto. O ângulo e formato que você está escolhendo para a sua imagem pode valorizar desvalorizar o ambiente. Primeiramente deve-se priorizar a fotografia horizontal para poder mostrar a amplitude do espaço.

Um erro comum de enquadramento, por exemplo, é quando a foto é tirada cortando o limite superior da janela, ou ainda quando se mostra o batente da porta. Ambos dão a impressão de que o quarto é apertado, não dão a noção certa de sua amplitude.

Isso é comum também em banheiros, onde costuma-se tirar fotos de cima, mostrando a pia. O ideal para a fotografia de casas e apartamentos é a captura da imagem na horizontal, para poder pegar maior amplitude, mas esses cômodos são exceção. O melhor para banheiros pequenos é fotografar em vertical.

O clichê “uma imagem vale mais do que mil palavras” vale muito quando se pensa no mercado imobiliário digital, portanto invista tempo e pensamento nas fotografias para seus clientes poderem ter a melhor impressão do local.

Se quiser ter essas dicas sempre em mão, de uma maneira fácil, baixe aqui o Infográfico de Fotografia de Imóveis que fizemos para vocês:

 

Colunista